SAÚDE DA MULHER

Outubro Rosa: Câmara de São Luís realiza ação de conscientização sobre o câncer de mama

A doença é uma das que mais mata no mundo, podendo ser evitado ao fazer o auto exame de mama

Objetivando atrair a atenção dos servidores para a Campanha Outubro Rosa, que visa conscientizar sobre o câncer de mama, a Câmara Municipal de São Luís promoveu, na manhã dessa quarta-feira (14), uma ação que consistiu na distribuição de panfletos informativos sobre a doença e, também, na realização de palestra sobre “Saúde da mulher: prevenção ao câncer de mama”.

Durante a palestra, as enfermeiras Dinalva Neves e Tereza Lobão, especialistas em Saúde Pública, abordaram o tema e ressaltaram a importância da Campanha, que objetiva orientar, principalmente as mulheres, para a necessidade de fazerem os exames preventivos de rotina e de diagnóstico precoce, como, por exemplo, a mamografia.

“A campanha do Outubro Rosa é um período em que voltamos a atenção, de forma mais enérgica, para a conscientização da prevenção do câncer de mama. Estamos com uma vasta programação neste mês e, também, disponibilizando, junto com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), agendamentos de mamografias, além de palestras e web-conferências. A prevenção é a melhor maneira de evitar a doença. É importante, a mulher manter seus exames em dia e atentar para sua saúde”, disse Tereza Lobão, enfermeira do Departamento de Atenção à Saúde da Mulher da SES.

Foto: Leonardo Mendonça
“É muito importante que a mulher faça os exames de prevenção ao câncer. Vale ressaltar, que, houve uma mudança à respeito do que era propagado sobre o autoexame das mamas. O Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer, retiraram essa recomendação, pois, a mulher nem sempre é capaz de sentir os sinais sozinha, mesmo os possuindo. É recomendado o exame clínico das mamas, através de um profissional da saúde, médico ou enfermeiro”, explicou Dinalva Neves, também enfermeira do Departamento de Atenção à Saúde da Mulher da SES.

O gestor de Qualidade da Câmara, Bruno Lima, falou sobre a iniciativa do órgão. “A Câmara decidiu desenvolver esse trabalho em alusão ao Outubro Rosa, mês destinado à prevenção do câncer de mama, com o intuito de divulgar informações relacionadas à saúde e ter uma atenção junto aos seus servidores. Convidamos duas especialistas da Secretaria de Estado da Saúde para ministrar uma palestra sobre a doença e a prevenção da mesma, assim como fizemos no período do Setembro Amarelo”, afirmou Bruno.

Dados

No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer (CA) de mama são elevadas, provavelmente, pelo diagnóstico tardio da doença. É o CA que causa mais mortes de mulheres. Estima-se mais de 66 mil novos casos no país, em 2020. No Maranhão, há a estimativa de 840 novos casos por 100 mil habitantes. Em São Luís, esse número é de 330 novos casos por 100 mil habitantes. O câncer de mama também ocorre na população masculina, apesar de acometer apenas 1% do número total de casos.

Foto: Leonardo Mendonça

Campanha

O movimento conhecido como “Outubro Rosa” nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. No Brasil, o movimento iniciou no ano de 2002, através de um grupo de mulheres simpatizantes à causa.

O objetivo da campanha é divulgar informações gerais sobre a doença, promover o conhecimento e estimular a postura de atenção das mulheres, em relação às suas mamas e à necessidade de investigação oportuna das alterações suspeitas, recomendando a prevenção e reforçando o combate à doença.

Por Juan Oliveira

Mostre mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo