CURSOS

Casa Familiar Rural abre inscrições para curso técnico em Agropecuária em Bequimão-MA

O curso de capacitação técnica faz parte do programa Casas Familiares Rurais do Maranhão

Estão abertas matrículas para o ano letivo 2021 nas Casas Familiares Rurais do Maranhão, nos municípios de Açailândia, Araioses, Barreirinhas, Bequimão, Bom Jesus das Selvas, Buriti, Chapadinha, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Primeira Cruz e Timon.
Os alunos interessados precisam procurar a coordenação e a associação da Casa Familiar Rural mais próxima de suas residências.
História das Casas Familiares Rurais

As Casas Familiares Rurais tiveram origem na França, em 1935, numa situação de forte êxodo rural, quando um grupo de famílias, com o apoio da igreja católica, reuniu-se para repensar essa situação. Chamaram-no de “Casa” para diferenciar da escola convencional e porque começou na casa de uma família; “Familiar” porque era uma organização das famílias e não do governo; e“Rural” porque o objeto da experiência era no meio rural na sua globalidade: técnica, humana, cultura, etc.

Existência no Brasil 

No Brasil, as Casas Familiares Rurais começaram a surgir no final dos anos 60, existindo na atualidade uns 150 centros educativos rurais que funcionam usando a “Pedagogia da Alternância”. No Maranhão são aproximadamente 27 escolas com esses princípios formativos. A pedagogia da alternância desenvolvido dentro dos métodos de Paulo Freire, em uma construção da formação técnica, é unida com a formação para a vida, no caso de Bequimão, amplia a parceria nas lutas por um modelo de agricultura diferenciado.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo