LEGISLATIVO

Caso Paulo Victor tire licença, Francisco Chaguinhas assumiria a presidência da Câmara de São Luís

Com vasta experiência, o vereador Francisco Chaguinhas acumula 4 mandatos e atualmente é vice-presidente eleito

A Câmara de Vereadores de São Luís, aprovou nesta terça-feira (27), projeto que altera a Lei Orgânica do Município, que autoriza qualquer membro da Mesa Diretora se licenciar para assumir cargos no executivo, seja estadual, municipal ou federal. Com a alteração, o presidente eleito Paulo Victor, que assumirá o Legislativo Ludovicense neste domingo (01/01), poderá tirar licença e assumir cargo no governo Carlos Brandão.

Com isso, assumiria o comando do Legislativo Ludovicense, o vice-presidente na chapa, vereadora Francisco Chaguinhas. O projeto é de autoria do vereador Marquinhos. Com isso, Paulo Victor ficaria no comando até abril, e passaria a cadeira para Chaguinhas assumir interinamente, sem a necessidade de nova eleição, como ocorreria, caso fosse o antigo regimento.

SAIBA QUEM É O VEREADOR FRANCISCO CHAGUINHAS

Francisco das Chagas Lima e Silva, mais conhecido em São Luís, por ‘Chaguinhas’, nasceu em 12 de dezembro de 1958, no município de Presidente Dutra/MA. É casado com Ilka Dores, pai de três filhos, que por sua vez lhe deram netos, que são atualmente sua grande paixão. Comerciante do ramo farmacêutico, Chaguinhas, foi presidente do Sindicato Varejista de Produtos Farmacêuticos do Maranhão.

Em 2004, Chaguinhas despertou interesse pela política partidária e filiou-se ao Partido dos Aposentados da Nação (PAN) [incorporado ao PTB em 2006], onde disputou as eleições daquele ano e ficou como suplente na legislatura 2005-2009, assumindo o mandato de 2005 a 2006.

Chaguinhas foi secretário municipal de Articulação e Desenvolvimento Metropolitano de São Luís (2007-2008), na gestão do ex-prefeito Tadeu Palácio.

Nas eleições de 2008, já filiado ao Partido Republicano Progressista – PRP, Chaguinhas foi eleito vereador com 3.987 votos, contando com o forte apoio do eixo São Cristóvão, sua principal base eleitoral até os dias atuais.

Em 2009, após a fundação da União Parlamentar de Vereadores (Unipav), Chaguinhas, como presidente da entidade, visitou mais da metade dos municípios maranhenses, onde passou a discutir questões relacionadas ao funcionamento das Câmaras Municipais, tais como a redução de repasses para o Legislativo, prevista na Emenda Constitucional Nº 58; o papel do Parlamento no município; e a transparência na administração pública.

No mesmo ano, Chaguinhas também criou a Casa da Família, que funciona e presta relevante serviço social. No mesmo ano, fundou a Escola Legislativa – ESLEM, e como idealizador do projeto, chegou a ser recebido pelo Presidente do Congresso Nacional José Sarney, onde realizou com o Interlegis, no Auditório do Tribunal de Contas do Maranhão (TCE/MA), o 1º Encontro Estadual de Vereadores do Maranhão.

Em 2011, Chaguinhas assume a direção do Partido Republicano Progressista (PRP) no Maranhão, implantando diretórios e comissões provisórias em 145 dos 217 municípios maranhenses. Segundo o parlamentar, a tônica de sua gestão como presidente regional do partido foi o diálogo com a sociedade civil organizada, a classe política e os movimentos sociais com o objetivo de fortalecer o vínculo da legenda com a comunidade.

Em 2012, diante de um histórico de luta contínua e corajosa sempre em defesa das causas sociais, Chaguinhas voltou a disputar uma vaga na Câmara de Vereadores, sendo reeleito para o 2º mandato, com 6.532 votos. Em 2016 foi reeleito novamente, mesmo com as perseguições políticas de adversários. Em 2020 conquistou seu 4º mandato para a Câmara Municipal de São Luís. Em 2022 foi eleito vice-presidente da Câmara e assumirá o próximo dia 01 de janeiro.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo