ARTIGO

Corpo de Bombeiros tranquiliza maranhenses sobre possível tsunami

O vulcão entrou em erupção neste domingo, dia 19 de setembro, mas não afetará São Luís

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão emitiu no fim de semana uma nota descartando qualquer tipo de preocupação quanto à possibilidade de ocorrência de um tsunami em São Luís, como decorrência da erupção do vulcão Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias, arquipélago espanhol localizado na costa da África.

Segundo o comunicado da Defesa Civil Estadual, as possibilidades de um desastre do tipo na costa maranhense “são muito baixas”.

“Especialistas da rede Sismográfica Brasileira (RSBR) apontam que as chances disso [tsunami] acontecer são muito baixas. De acordo com o órgão, somente uma atividade vulcânica excepcional poderia provocar um tsunami com a capacidade de atingir o Brasil”, diz a nota.

Que completa: “O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) também se manifestou sobre o assunto informando que a atividade vulcânica na região das Canárias é comum e monitorada, sendo pequena a possibilidade de uma eventual erupção do vulcão La Cumbre provocar um tsunami que afete o litoral brasileiro”.

Por Gilberto Léda

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo