BEQUIMÃO

Cras e Creas realizam roda de conversa com idosos em Bequimão

O encontro aconteceu no último dia 12 de setembro e reuniu dezenas de idosos

No dia 12 de setembro o CRAS e o CREAS de Bequimão se reuniram na comunidade quilombola de Ariquipá para discutir os direitos dos idosos e suas principais ameaças e violações.

A ação aconteceu na escola municipal do povoado, e foi idealizado pela gestão escolar na pessoa da professora Ana Luíza, que mobilizou os alunos e os idosos da comunidade para esse evento de conscientização.

As discussões giraram em torno dos principais direitos dos idosos descritos na Lei 10.741/2003, conhecida como Estatuto do Idoso. A discussão ficou por conta da Assistente Social do CRAS, Sandra portela e da psicóloga do CRAS, Dra. Camila Rayol.

O Com o auditório lotado, a comunidade aprendeu sobre as principais violações de direitos dos idosos, canais de denúncia como o Disque 100 e a Delegacia de Polícia Civil, o Sistema de Garantia de Direitos e o acompanhamento psicossocial realizado pelo CREAS, tal como fora explanado pelo psicólogo Dr. Wanderson Farias.

Os alunos aprenderam que os idosos não somente merecem o respeito, mas que isso lhes é garantido por lei com suas devidas sanções.

As relações entre gerações diferentes devem ser baseadas no cuidado e em princípios que valorizem cada fase da vida, que promovam o desenvolvimento integral e que fortaleçam os vínculos familiares e comunitários.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close