SAÚDE

Eduardo Braide inaugura Centro de Atendimento ao Hipertenso e Diabético

O prefeito de São Luís entregou ainda o Centro de Saúde da Liberdade requalificado

O prefeito Eduardo Braide entregou, nesta segunda-feira (28), o primeiro Centro de Atendimento ao Hipertenso e ao Diabético da rede municipal de São Luís, além do Centro de Saúde da Liberdade totalmente requalificado. Com a requalificação, o centro de saúde teve seus serviços ampliados e por meio do centro de atendimento, pacientes poderão fazer todo o acompanhamento da diabetes e hipertensão, além de receber a medicação necessária para o controle das doenças.

“Com a requalificação do Centro de Saúde da Liberdade estamos dobrando o número de equipes do programa Saúde na Família, para ampliar a cobertura do acompanhamento de todo o bairro. E com a implantação do Centro de Atendimento ao Hipertenso e ao Diabético vamos disponibilizar os insumos necessários para que as pessoas possam controlar a doença, reduzindo os custos do seu tratamento. Isto é mais saúde e qualidade de vida para todos. Vamos seguir trabalhando para levar estes serviços para toda a cidade, melhorando a qualidade do atendimento em saúde da nossa população”, disse.

A partir desta segunda-feira (28), a Prefeitura passa a ofertar mais um serviço na Atenção Primária em Saúde: o Centro de Atendimento ao Hipertenso e Diabético. O objetivo é o acompanhamento das pessoas com hipertensão arterial sistêmica e diabetes, duas doenças crônicas e silenciosas que, se não forem devidamente tratadas, podem causar uma série de agravos.

O serviço foi implantado no Centro de Saúde Liberdade e conta com as seguintes especialidades médicas: cardiologia, endocrinologia, cirurgia vascular, nefrologia e oftalmologia. Também serão oferecidas consultas de enfermagem, nutrição e psicologia. Os pacientes terão acesso no local a exames de eletrocardiograma e doppler vascular e arterial.

O secretário Joel Nunes afirmou que o novo serviço vai ampliar a prevenção. “A atenção básica é fundamental para prevenir agravos à saúde da população. Agora o Centro de Saúde da Liberdade conta com toda a estrutura e equipe multidisciplinar necessárias e um centro de atendimento para fazer o acompanhamento especializado a hipertensos e diabéticos, fornecendo ainda os insumos necessários para o controle diário da glicose. São serviços que vão facilitar muito a vida das pessoas”, afirmou.

O centro vai atender a pacientes de todas as unidades básicas de saúde do município que necessitem de atenção especializada. Na unidade, os pacientes receberão um kit de controle da diabetes e do aparelho medidor de glicose que será entregue logo no primeiro atendimento. O serviço inclui também as fitas usadas na medição da glicose e as seringas descartáveis para aplicação de insulina que serão entregues com a periodicidade necessária para cada paciente.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo