CÂMARA SLZ

Eleições da Câmara: Astro de Ogum declara apoio a Beto Castro

Beto Castro sempre abriu mão de encabeçar chapas em prol de aliados

Quem acompanha os bastidores e o plenário da Câmara Municipal de São Luís sabe que o vereador Beto Castro é diferenciado. É um dos poucos parlamentares maranhenses que têm palavra, posicionamento firme e coerência política. Não fica em cima do muro, é leal aos seus aliados e por isso se consolida como favorito à presidência do Legislativo ludovicense.

E quem já sentou na cadeira de presidente, como o veterano Astro de Ogum (PCdoB), sabe que o comando da Câmara exige pulso, coragem e credibilidade. Defensor da independência dos vereadores e do direito de cada um votar de acordo com a própria consciência, Astro oficializou nesta quarta-feira (8) seu apoio a Beto Castro (Avante) na disputa pela sucessão da Mesa Diretora.

Para os aliados, a adesão de Astro é considerada uma das principais conquistas na consolidação da base de apoio de Beto, que já soma 22 dos 31 votos. Em quatro mandatos consecutivos, Beto Castro conhece o parlamento ludovicense como poucos. “Em outras duas oportunidades contei com o apoio de Beto Castro. Agora chegou a hora de retribuir com meu voto de confiança”, afirmou Astro ao justificar sua decisão.

O anúncio é resultado de uma sequência de movimentos políticos iniciados na última segunda-feira (6), quando Astro fez um discurso contundente em plenário, afirmando que votaria de acordo com sua consciência e sem se deixar manipular por pressões externas. Na ocasião, o parlamentar reforçou que seu voto seria pessoal e intransferível, reafirmando sua independência dentro da Casa.

Durante sua gestão como presidente, Astro de Ogum contou com o apoio de todos os atuais pré-candidatos à presidência, incluindo Marquinhos (União Progressista) e Concita Pinto (PSB). Ao comentar a relação com os colegas, o decano destacou: “Em meus mandatos à frente da Câmara contei com o apoio irrestrito de todos os pré-candidatos. Tenho respeito e apreço por ambos, mas, neste momento, por uma questão de alinhamento político e lealdade, decidi seguir com Beto Castro.”

A declaração movimentou os bastidores do Palácio Pedro Neiva de Santana, sede do Legislativo, durante a sessão anterior, quando o tema já dominava conversas e articulações. Com o reforço de Astro, Beto Castro consolida-se como o principal nome para suceder o atual presidente Paulo Victor (PSB). A eleição está marcada para abril de 2026, com votação aberta, conforme o regimento interno da Casa.

Base consolidada

Além de Paulo Victor (PSB), principal entusiasta da candidatura, já declararam apoio a Beto Castro os vereadores Wendel Martins (Podemos), Octávio Soeiro (PSB), Thyago Freitas (PRD), Romeo Amim – Coletivo Unidos (PRD), Cleber Filho (MDB), Daniel Oliveira (PSD), Fábio Macedo Filho (Podemos), Marlon Botão (PSB), Marcelo Poeta (PSB), Andrey Monteiro (PV), Edson Gaguinho (PP), Raimundo Penha (PDT), Clara Gomes (PSD), Antônio Garcez (PP), Coletivo Nós (PT), Marcos Castro (PSD), Raimundo Júnior (Podemos), Astro de Ogum (PCdoB) e Thay Evangelista (União Progressista) — esta última filiada ao mesmo partido de Marquinhos, um dos adversários de Beto na disputa.

O apoio de Thay Evangelista é visto como simbólico e estratégico, por representar uma ruptura de barreiras partidárias e demonstrar que a candidatura de Beto Castro tem conquistado adesões espontâneas e sem negociações, algo raro na política da Câmara.

Outras candidaturas

Apesar da vantagem ampla de Beto Castro, dois outros vereadores também se colocaram como pré-candidatos: Marquinhos (União Progressista) e Concita Pinto (PSB). O curioso é que ambos, assim como Beto, afirmam contar com o apoio do governador Carlos Brandão (PSB).

Matematicamente, a disputa já aponta um favorito, mas como dizem os mais experientes, “muita água ainda deve passar debaixo da ponte” até o dia da eleição. Por enquanto, o cenário é de forte articulação e consolidação política em torno de Beto Castro, o vereador que há anos tem preferido fortalecer aliados a ocupar o protagonismo — e que agora colhe os frutos dessa postura republicana.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo