ARTIGO

Em artigo, Advogado explica como consultar seu INSS

O advogado trabalhista mostra passo a passo como fazer essa consulta

O advogado trabalhista, Diego Castro irá contribuir com o Portal G7 a partir de agora com seus artigos, que irão melhorar a vida de muita gente. Serão temas que muitas pessoas encontram dificuldades para fazer, como é o caso da Consulta ao INSS, que você vai conferir a partir de agora.

COMO CONSULTAR MEU INSS: GUIA COMPLETO

Com o intuito de trazer apenas facilidade para a vida dos contribuintes brasileiros, a consulta feita pelo portal não poderia ser diferente.

De rápido acesso e fácil compreensão é possível agora ter na palma da sua mão todas as informações relativas sobre seus benefícios ou contribuições previdenciárias.

Portanto, se você ainda possui duvidas sobre como consultar o seu INSS, ou quais são os serviços oferecidos pelo mesmo, fique conosco e acompanhe tudo sobre o portal preferido dos segurados.

Se ao final do texto você ficou com dúvidas, pode ver nosso guia sobre como consultar o Meu INSS.

FUNCIONALIDADES DO PORTAL

Depois de anos e anos a procura de algo que solucionasse a vida dos brasileiros e dos funcionários dos postos de atendimento, o Governo Federal criou o meu INSS.

Esse portal tem a finalidade de diminuir toda a demanda diária presente nas agências físicas do INSS.

Devido a tamanha demanda, nem os contribuintes saíam felizes e satisfeitos com o atendimento, nem os funcionários conseguiam atender da melhor forma possível.

Mas hoje isso mudou e a consulta do meu INSS pode ser feita de forma bem rápida, do conforto da sua casa e sem nenhum estresse.

Primeiro, você deverá acessar o site do portal digitando “Meu INSS” no google.

Ao entrar no site, de cara você já percebe um rol de serviços disponibilizados no canto esquerdo da página.

Os serviços fornecidos aos segurados são:

  1. Extrato Previdenciário – CNIS
  2. Extrato de Empréstimo Consignado
  3. Histórico de Crédito de Benefício
  4. Resultado de Perícia Médica
  5. Extrato de Imposto de Renda
  6. Agende seu atendimento
  7. Carta de Concessão
  8. Agende sua Perícia
  9. Encontre uma Agência
  10. Consulta Declaração de Benefício Consta/Nada consta
  11. Consultar Revisão de Benefícios
  12. Autenticidade de Documentos

Depois de analisar as 12 opções fornecidas pelo site, é hora de procurar o que mais se encaixa com o serviço que deseja realizar.

Pois bem, escolhido o serviço, é obrigatório para algum deles a realização de um login.

Para realizar seu login é só procurar no canto superior direito a área do usuário. Em seguida informe o número do seu Cadastro de Pessoa Física e sua senha.

Se esse for o seu primeiro contato com o site, é preciso criar um cadastro para você clicando em “cadastre-se”.

O cadastro é simples e rápido de fazer. Basta seguir o passo a passo do site e ir preenchendo todas as informações pedidas por ele.

Primeiro você irá informar o CPF, data de nascimento, o seu nome, nome da sua mãe, estado no qual nasceu, confirmar a opção “não sou robô” e clicar em “próximo”.

Após confirmar o seu cadastro é preciso entrar em contato com a central de atendimento da previdência ligando para o número 135.

A ligação é totalmente gratuita e pode ser tanto de telefone fixo quanto de um celular.

O objetivo dessa ligação é que o atendente confirme que realmente a pessoa do cadastro é você.

Para que isso ocorra, algumas perguntas serão realizadas por ele. Depois que todas forem respondidas de forma correta, você receberá um código de acesso com sua primeira senha.

Feito isso, volte ao portal e informe a senha dada pela central. Em seguida mude-a, pois depois de um certo tempo, o sistema informa que a senha expirou.

Quando você for alterar para a senha definitiva, lembre-se de colocar 9 dígitos, incluídos letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres.

Isso é fundamental para dar uma maior segurança a sua conta, evitando que outras pessoas consigam acessar aos seus dados.

Pronto. O seu acesso está disponível para uso.

Mas quer mais facilidade? Você pode ter!

É só baixar o meu INSS e consultar seus serviços por meio do aplicativo, disponível para Android, IOS e Windows.

Para baixar o aplicativo procure ou no google play ou no play store na barra de pesquisa o nome “meu INSS”, depois aceite a instalação e realize o seu login.

Lembrando que alguns usuários do portal pela internet ou do aplicativo reclamam sobre os problemas de execução.

Esse problema é devido a milhares de brasileiros acessarem diariamente o portal. Trazendo um congestionamento no site o que faz com a sua rede caia ou fique sem abrir os serviços desejados pelo usuário.

Já por meio do celular, o problema pode ser tanto pelo aplicativo em si que precisa sempre de reparações e atualizações senão não executa seus serviços de modo correto, quando pelos vírus.

Um celular com vírus faz com que o aplicativo nem abra.

Portanto, limpe sempre o seu celular, até porque o aplicativo meu INSS é algo muito sério e traz diversas informações sobre o segurado. Ou seja, é através de vírus que hackers conseguem obter informações totalmente privadas.

Por isso, para a sua segurança, fique sempre esperto.

Em caso de dúvidas sobre o portal, deixe sua pergunta nos comentários ou por e-mail. Além de possuir a opção de ligação para a central pelo número 135.

Por Diego Castro (Advogado trabalhista)

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close