PERSONALIDADE

Em novo decreto, prefeito João Martins flexibiliza medidas restritivas e libera pequenos eventos em Bequimão

A medida foi tomada graças a redução no número de casos de Covid-19 e o aumento no número de pessoas já vacinadas contra a doença

Em novo decreto publicado nesta quarta-feira (11), o prefeito João Martins manteve suspensão das aulas presenciais na rede pública de ensino, liberou a realização de eventos, públicos ou privados, com no máximo 200 pessoas. A decisão de flexibilizar algumas medidas de prevenção ao coronavírus e manter outras, está sendo tomada com absoluta cautela, com base na situação epidemiológica do município de Bequimão no combate à pandemia, que tem reduzido o número de casos e avançado no número de vacinados, além das precauções quanto as novas variantes que surgiram.

De acordo com decreto nº 021/2021, estabelecimentos comerciais como supermercados, lojas de roupas, de móveis, de materiais de construção, açougues, frutarias, papelarias e afins podem funcionar até às 20h, sem fechamento obrigatório entre 12h e 15h. Padarias poderão reabrir às 6h, também sem fechamento obrigatório no horário do almoço, podendo encerrar às 20h. As academias, antes autorizadas a funcionar somente até às 19h, agora vão poder ficar abertas no período de 7h às 22h. Já as farmácias vão funcionar até às 22h.

Outra novidade é a realização de cultos e celebrações rotineiras sem limitação quanto ao número de frequentadores de igrejas e templos. No entanto, igrejas e templos devem dispor de álcool em gel e fazer o controle do distanciamento, bem como fiéis devem respeitar o uso obrigatório de máscara, a exemplo do restante dos espaços com funcionamento permitido no município de Bequimão.

As escolas particulares continuam com a mesma rotina: cabe aos proprietários a decisão pela reabertura dos estabelecimentos de ensino, desde que sejam ocupados por uma quantidade de pessoas equivalente a 50% da capacidade. Já as aulas na Rede Municipal seguem suspensas até o dia 20 de agosto, período de validade das medidas. Também continuam suspensas até este dia as férias de todos os profissionais de saúde, além de torneios e campeonatos esportivos coletivos em ginásios, quadras, campinhos, arenas e espaços afins.

Bares e restaurantes só podem funcionar até meia-noite. Já as casas locadas para a realização de eventos privados, como casamentos, aniversários e reuniões familiares devem funcionar com lotação máxima de 200 pessoas, também até meia noite.

Todos os estabelecimentos do município com abertura autorizada devem dispor de estrutura necessária como pias com água e sabão ou álcool em gel 70%, além de fazer o controle rigoroso do distanciamento social. Os proprietários que descumprirem as determinações emitidas pelo município estão sujeitos a penalidades.

O decreto nº 021/2021 é válido de 11 a 20 de agosto em todo o município. Veja, abaixo, as medidas na íntegra:

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo