ALCÂNTARA

Enquanto Pedro Lucas comemora lançamento de foguete em Alcântara-MA, quilombolas são escanteados pela CLA

Quilombolas não tiveram muito o que comemorar com o lançamento do foguete o CLA

Enquanto o deputado federal Pedro Lucas (União/MA) comemorava o lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-TLV, no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, no último domingo (19), quilombolas continuam excluídos das políticas públicas do governo federal. Até de pescar na mar atrás do CLA os pescadores são proibidos.

A Força Aérea Brasileira informou que o foguete transportou uma carga útil totalmente brasileira. Este foi o lançamento de número 500 do Centro de Lançamento de Alcântara.

O primeiro teste vertical do foguete foi bem-sucedido e é a primeira vez que o Brasil realiza um lançamento experimental em conjunto com uma empresa privada de outro país.

“Histórico! Foi feito o primeiro lançamento comercial no Centro de Lançamento de Alcântara. O foguete sul-coreano HANBIT-TL foi lançado com sucesso. A realização desse projeto é um marco para o programa espacial brasileiro. Muito feliz em ter ajudado na aprovação do AST, que contribuiu para que isso fosse possível”, afirmou o deputado maranhense.

Pedro Lucas ainda ressaltou que existe um Projeto de Lei de sua autoria que cria O Fundo de Desenvolvimento das Comunidades Carentes e Quilombolas de Alcântara para desenvolver projetos voltados às comunidades afetadas pelo Centro de Lançamentos de Alcântara.

“Em 2019, apresentei projeto de lei que para desenvolver projetos voltados às comunidades quilombolas e tradicionais afetadas pelo Centro de Lançamentos de Alcântara. A comunidade terá como principal fonte 1% da receita financeira obtida pelo governo”, finalizou.

Por Zeca Soares

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo