CULTURA

Estácio de Sá é campeã da Série A do carnaval carioca 2019

A escola de samba volta ao Grupo Especial do Rio de Janeiro em 2020

RIO DE JANEIRO – A Estácio de Sá é campeã da Série A do carnaval do Rio de 2019. Após três anos fora do Grupo Especial, a escola do Morro do São Carlos voltará à elite em 2020. A Estácio cantou o “Cristo Negro” neste carnaval. Herdeira da “Deixa Falar”, considerada a primeira escola de samba do país, a vermelho e branco foi campeã do Especial em 1992 com “Paulicéia Desvairada – 70 anos de Modernismo”.

Muito emocionado, o carnavalesco Tarcísio Zanon defendeu o título lembrando que a Estácio foi rebaixada, segundo ele, injustamente em 2016. Tarcísio já tinha sido campeão com a agremiação na Série A em 2015.

— Entramos com muita humildade, com muita integridade e muita vontade. A Estácio desceu injustamente. Gostem ou não é o berço do samba. Presidente é meu pai, as baianas minhas mães Colocar o Cristo Negro na Avenida é uma mensagem sutil de igualdade, sem letras, sem palavras — afirma Tarcísio Zanon, já renovado com a Estácio para 2020.

O Acadêmicos do Cubango, que levou o prêmio Estandarte de Ouro de melhor escola e de melhor samba-enredo da Série A, foi vice-campeã. A Alegria da Zona Sul, que ficou sem barracão, foi rebaixada e vai desfilar na Intendente Magalhães.

‘A fé que emerge das águas’

A Estácio, que desfilou no sábado, apostou no enredo “A fé que emerge das águas”, sobre o Cristo Negro do Panamá , uma escultura de madeira em tamanho natural que teria sido encontrada por pescadores no litoral de Portobelo, cidade na costa caribenha do Panamá, arrancou muitos aplausos com a sua coreografia. O papel da comissão era representar a junção da Nossa Senhora de Aparecida com Cristo negro e o resultado funcionou muito bem. O responsável por encenar Jesus foi o jovem Evandro Machado, cria da comunidade de São Carlos.

Por Renan Rodrigues (O Globo)

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo