SAÚDE

Farmácia abastecida na fazenda: a importância de agir rápido para manter a saúde do gado

Manter uma farmácia bem abastecida na propriedade, seguindo a orientação dos veterinários, é essencial

“Prevenir e tratar rapidamente as enfermidades representam pontos muito importantes para a manutenção da sanidade dos bovinos. Essa agilidade no atendimento dos animais também influencia diretamente nas finanças dos produtores. Por isso, manter uma farmácia bem abastecida na propriedade, seguindo a orientação dos veterinários, é essencial e ajuda a proporcionar qualidade de vida para o rebanho”, afirma o médico veterinário Thales Vechiato, gerente de produtos para Grandes Animais da Syntec do Brasil.

Vechiato reforça que ter uma farmácia na fazenda auxilia na prevenção de problemas e na agilidade do atendimento, em caso de doenças ou acidentes com o gado. “Tendo os itens certos no local, o pecuarista também consegue se programar para a aplicação periódica de medicamentos contra parasitas e doenças instaladas de maneira súbita, por exemplo. Além disso, quando detectada uma infecção, começar o tratamento rapidamente ajuda a restringir o número de animais acometidos e a manejar corretamente aqueles afetados”, alerta o especialista.

Outro ponto destacado pelo veterinário refere-se às vacinas e produtos preventivos, como os suplementos nutricionais, que também podem ter programação de abastecimento de acordo com as necessidades de cada propriedade. “Como o produtor já sabe os períodos de vacinação e de controle parasitário,  é possível se organizar para avaliar as ferramentas necessárias para a atividade proposta e se houver necessidade, realizar a manutenção das seringas e pistolas de vacinação por exemplo. A farmácia ajuda na execução do programa de uso e minimiza o risco de falta de produtos”.

Em relação a medicamentos específicos, Thales Vechiato alerta que para o uso de antibióticos e anti-inflamatórios, por exemplo, é preciso ter a orientação de um veterinário. “Ter na farmácia da fazenda analgésicos, antibióticos e anti-inflamatórios para casos mais simples é uma ótima opção. Contudo, o acompanhamento da saúde dos bovinos exige a consultoria de profissionais. São eles que diagnosticam e comunicam os problemas identificados, indicando o medicamento correto,” esclarece o gerente da Syntec do Brasil.

A Syntec do Brasil conta com amplo portfólio de medicamentos que atendem às necessidades dos pecuaristas, desde para cuidados com a higiene e a saúde dos animais até hormônios, passando por anti-inflamatórios, antibióticos, especialidades, anestésicos, antiparasitários e terapêuticos que auxiliam na manutenção da sanidade nas fazendas, garantindo mais saúde para o gado e economia para os produtores.

Sobre a Syntec – A Syntec é uma indústria de produtos para saúde animal 100% brasileira, com foco em medicamentos e suplementos veterinários de alta complexidade. Seu portfólio é amplo, incluindo terapêuticos, especialidades, produtos para higiene e saúde, suplementos e, agora, vacinas animais. Mais informações: www.syntec.com.br.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo protegido!!!