ALCÂNTARA

Festejo do Divino em Alcântara teve início nesta quarta (29)

O festejo terá duração de 12 dias e a programação se estenderá até dia 09 de junho

Uma das principais celebrações religiosas do país, a tradicional Festa do Divino teve início nesta quarta-feira (29) na cidade de Alcântara. O evento religioso acontece entre os dias 29 de maio e 09 de junho.

A festa do Divino Espírito Santo é um ritual do Catolicismo Popular marcado pela presença significativa de mulheres – as caixeiras – que tocam instrumentos musicais denominados caixas do Divino. Além de procissões e missas, o evento tem música, dança, queima de fogos e distribuição de licores e doces de espécie, típico da região. O ponto alto acontece no final de semana do Domingo de Pentecostes.

Nesta quarta-feira (29) aconteceu o tradicional carregamento do Mastro do Imperador, que sai do Porto do Jacaré e percorre as principais ruas da Cidade Histórica, passando pela casa de cada um dos 9 mordomos, onde acontece uma parada para a distribuição de licor e água para quem acompanha o cortejo, até chegar à casa do Imperador na Rua Grande, de onde parte para a Praça da Matriz, ponto alto do cortejo.

TRADIÇÃO E DEVOÇÃO

O culto ao Divino Espírito Santo no Maranhão provavelmente teve início com os colonos açorianos e seus descendentes, que desde o início do século XVIII começaram a habitar a região. Em meados do século XIX, a tradição da festa do Divino estava firmemente enraizada entre a população da cidade de Alcântara, de onde teria se espalhado para o resto do Maranhão, tornando-se muito popular entre as diversas camadas da sociedade, especialmente as mais pobres. Essa popularidade entre os setores mais humildes da população maranhense, inclusive os escravos, talvez possa ser explicada pela ênfase não só na fartura, mas também na fraternidade e na igualdade, que o culto ao Divino costuma apresentar.

 Embora a festa do Divino possa envolver gente de todos os extratos sociais, quase todos os participantes são pessoas humildes, de baixo poder aquisitivo, que se esforçam para produzir uma festa rica e luxuosa, onde não podem faltar as refeições, a decoração requintada e caras vestimentas para os impérios. Por se tratar de uma festa longa, custosa e cheia de detalhes, sua preparação e realização levam vários meses e envolvem muita gente, construindo assim uma grande rede de relações entre todos os participantes.

MAIS EMBARCAÇÕES NO PERÍODO DO FESTEJO

Para garantir que os milhares de turistas tenham acesso à cidade histórica, o governo do estado e a prefeitura de Alcântara garantiram junto às empresas que prestam serviço de transporte para a cidade, o fornecimento de embarcações extras durante o período da festa. São 5 embarcações (barcos Luzitana, Bira Mar, Bahia Star e barraqueiro), além das catamarãs que fazem a travessia de São Luís (cais da Praia Grande) para Alcântara (Porto do Jacaré).

APOIO AO FESTEJO

Pelo terceiro ano consecutivo, o Governo do Maranhão em parceria com a prefeitura de Alcântara apóia o festejo através da lei de incentivo à cultura ,com R$ 300 mil reais, que serão usados para cobrir todas as despesas, inclusive as atrações no encerramento do festejo. A prefeitura de Alcântara espera aproximadamente 50 mil visitantes nos 12 dias de festa, que conta com participação ativa da população local.

“Sem o apoio do Governo do Estado, a realização da Festa seria impossível. É uma celebração tradicional com muitas dimensões e que envolve toda a população, com custos altos para a preparação nos diversos pontos em que as celebrações acontecem. Agradecemos muito a sensibilidade do Estado para conseguirmos realizar esse evento”, diz a secretária municipal de  Cultura de Alcântara, Marcelina Serrão.

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker participou do cortejo pela manhã onde aconteceu o hasteamento da bandeira do Divino Espírito Santo, na Casa do Imperador. Mas a participação de Anderson Wilker no festejo aconteceu bem antes, ao buscar através do governo do Estado, verba para bancar as despesas da festa, que inclui até as atrações do show.

“Temos apoiado firmemente a realização dessa importante festa no calendário religioso e cultural do Estado. Por determinação do governador Flávio Dino, estamos fortalecendo a realização do evento, valorizando cada vez mais a tradição local”, destacou o secretário de Estado de Cultura, Diego Galdino.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO FESTEJO

*29/05 – Mastro do Imperador Murilo César Ferreira (às 15h)

30/05 – Missa solene na Igreja do Carmo, às 9h da manhã e Procissão dos mordomos às 16h

31/05 – Mastro do Mordomo Régio, Estevam Mauro dos Anjos Pereira, às 15h e ladainha às 19h

01/06 – Visita do Mordomo Régio, Estevam Mauro dos Anjos Pereira, ao Império às 21h30

02/06 – Missa solene na Igreja do Carmo, às 9h, e logo após cortejo visitando a casa dos mordomos

03/06 – Missa às 19h e visita da mordoma Érika Vilma Silva Pinho, ao Império às 21h30

04/06 – Missa às 19h e visita da mordoma Marinilde Barbosa Serejo Sá, ao Império às 21h30

05/06 – Missa às 19h e visita da mordomo Terezo Charles Araújo Garcia, ao Império às 21h30

06/06 – Missa às 19h e visita da mordomo Diogo Rafael Tavares Cantanhede, ao Império às 21h30

07/06 – Missa às 19h e visita da mordomo, Fábio Luís Lemos Júnior, ao Império às 21h30

08/06 – Missa às 19h e visita do Imperador Murilo César Ferreira, aos mordomos às 21h30

09/06 – Missa solene na Igreja do Carmo, às 9h, e Procissão às 16h e leitura do próximo Pelouro

10/06 – Entrega do “Posto” às 8h da manhã aos novos festeiros de 2020

PROGRAMAÇÃO COM AS ATRAÇÕES DOS SHOWS

08/06  (SÁBADO) na Praça da Matriz na cidade de Alcântara-MA

09/06 (DOMINGO)  na Praça da Matriz na cidade de Alcântara-MA

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo