ELEIÇÕES

Flávio Dino loteia PT do Maranhão

É o PT sendo PT e Dino sendo Dino

Perto de deixar o PCdoB para aderir ao PSB, o governador Flávio Dino iniciou uma espécie de loteamento do PT do Maranhão. O objetivo da investida talvez seja assegurar a presença do ex-presidente Lula em seu palanque no ano que vem. Contudo, há quem desconfie que o comunista tenha terceiras intenções.

Com uma parte do PT embaixo das escadarias do Palácio dos Leões, Dino usou da influência para tirar Felipe Camarão do Democratas e enfiá-lo nos quadros petistas. Em termos práticos, a ida do atual secretário de Educação para o PT com a intenção de concorrer uma vaga na Câmara Federal esvazia as chances de reeleição do deputado federal Zé Carlos.

O governador também pretende levar o líder do governo na Assembleia Legislativa do Maranhão, Rafael Leitoa, para o abrigo lulista. Eleito pelo PDT, Leitoa traiu o próprio sangue na eleição do ano passado em Timon. Desconfortável na legenda brizolista, o político aguarda pelo OK do governador para trocar de camisa partidária.

Homem de 50 mil votos, Leitoa espera a definição do Palácio dos Leões para trabalhar a própria reeleição. No PT, teria uma briga de foice no escuro com o deputados estadual Zé Inácio e o suplente Henrique Lula da Silva. Os três concorreriam a uma única vaga, levando como parâmetro o desempenho do PT na disputa por vagas no legislativo maranhense. Nessa briga, Henrique seria mais uma vez “sacoleiro”, apenas para carregar votos para Inácio e Leitoa.

A articulação política dos Leões trabalha ainda para colocar no PT um dos suplentes de Dino para a chapa de senador. O governador espera amarrar o partido numa coligação que contaria também com o PSDB, o PCdoB, o Solidariedade e o PSB.

Dessa forma, o comunista poderia até barganhar um possível ministério – talvez da Justiça – caso o ex-presidente Lula deslanche na disputa contra Jair Bolsonaro.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo