ALCÂNTARA

Prefeito Nivaldo Araújo assina acordo de cooperação técnica e acadêmica para implantar curso da UEMA em Alcântara

Município irá formar novos profissionais para a fortalecer a educação e o ensino superior no território alcantarense

Para ampliar o acesso à educação pública no município de Alcântara-MA, o prefeito Nivaldo Araújo (PSB), acompanhado do vereador Professor Vadico participou nesta segunda-feira (6) da assinatura de acordo de cooperação técnica e acadêmica que garante a implantação e funcionamento do Programa de Formação Docente para a Diversidade Étnica (PROETNOS) no município de Alcântara.

A parceria institucional entre UEMA e Prefeitura de Alcântara tem o principal objetivo formar e qualificar professores para assumir os processos de escolarização nos territórios dos povos e comunidades tradicionais no município de Alcântara.

Para o Prefeito Nivaldo Araújo, o momento é mais uma conquista para a educação do município de Alcântara. “Hoje assinamos o acordo de cooperação técnica e acadêmica entre a instituição UEMA e a Prefeitura de Alcântara. O presente acordo tem por objeto estabelecer a mútua Cooperação Técnica e Acadêmica para implantação e funcionamento do Programa de Formação Docente para a Diversidade Étnica (PROETNOS), da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA, no município de Alcântara. É com grande alegria que juntamente com o secretário adjunto Ricardo, nosso vereador Vadico e a professora e coordenadora do Polo UEMA/Alcântara Willcileia, que recebemos essa notícia, que trará grandes benefícios a educação da nossa cidade”, descreveu Nivaldo Araújo em sua rede social.

A cerimônia de homologação do acordo de cooperação entre a Uema e a prefeitura de Alcântara foi realizada no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís, sob condução do vice-governador e secretário de Estado da Educação (Seduc), Felipe Camarão, representando o governador Carlos Brandão.

Camarão destacou o caráter municipalista da ação e os benefícios da ampliação do Programa Ensinar e do Uemanet. “Mais uma parceria com as prefeituras municipais. Formação para professores que vão lecionar nas redes municipais e na rede estadual, e até mesmo no ensino superior. Quem ganha com isso é a população maranhense. Mais um ‘gol de placa’ que mostra que esse é um governo municipalista e que tem como prerrogativa principal defender a educação pública de qualidade”, afirmou Felipe Camarão.

“Nós estamos ampliando a oferta de cursos à distância da nossa universidade para mais 14 prefeituras. Em relação aos nossos programas de formação de professores, que é o nosso Programa Ensinar, nós já estamos em andamento com 22 acordos com prefeituras e estamos ampliando isso, por determinação do governador Carlos Brandão, para mais 28 municípios”, detalha o reitor da Uema, Walter Canales.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo