ESPORTES

FMF e Governo do Estado ainda não pagaram premiação do Campeonato Maranhense 2025

Final do Estadual aconteceu no último dia 17 de maio e, até agora, clubes seguem sem receber o valor prometido.

A promessa feita publicamente pelo governador Carlos Brandão, pelo secretário de Esporte Naldir Lopes e pelo presidente da Federação Maranhense de Futebol (FMF), Antônio Américo, de premiar os participantes do Campeonato Maranhense 2025, ainda não foi cumprida. A final entre Maranhão Atlético Clube (MAC) e Imperatriz ocorreu no dia 17 de maio, mas passados mais de 20 dias, parte dos clubes ainda não recebeu a quantia prometida.

Durante a competição, o governador Carlos Brandão — ao lado do secretário Naldir Lopes — anunciou, inclusive nas redes sociais e na imprensa, uma premiação de R$ 250 mil a ser dividida entre os oito clubes participantes. O valor, segundo a propaganda oficial, seria totalmente custeado pelo Governo do Estado, o que não corresponde à realidade. Faltou esclarecer que apenas R$ 150 mil seriam, de fato, repassados pelo governo, enquanto os outros R$ 100 mil correspondem à cota de transmissão paga pela TV Cidade/RecordTV. A narrativa vendida à opinião pública, no entanto, deu a entender que os R$ 250 mil viriam exclusivamente dos cofres estaduais — o que configura, no mínimo, propaganda enganosa.

Até o momento, apenas Maranhão e Imperatriz teriam recebido parte da premiação, graças à cota de R$ 100 mil repassada pela TV Cidade/Record pela transmissão dos jogos. Já os demais clubes — IAPE, Moto Club, Sampaio Corrêa, Tuntum, Pinheiro e Viana — continuam sem receber um centavo da premiação prometida.

Segundo apuração do Portal G7, os clubes do terceiro ao oitavo lugar seguem sem qualquer pagamento, apesar de, inicialmente, terem sido prometidos R$ 50 mil. Posteriormente, esse valor teria sido reduzido para R$ 20 mil (IAPE, Moto, Sampaio e Tuntum) e R$ 10 mil (Viana e Pinheiro), mas nem mesmo esse montante foi repassado.

Um presidente de clube, sob condição de anonimato, declarou ao jornalista João Filho que “antes da final, o secretário Naldir Lopes ligava todo dia para os presidentes dos clubes. Agora, com a premiação em atraso, não atende mais ninguém. O governador publicou nas redes que pagou a premiação, mas isso é mentira. Nossos fornecedores nos cobram, e quem parece caloteiro somos nós”.

Clique AQUI e veja a matéria no site do governo do Maranhão afirmando ter pago a premiação, mas na verdade foi propaganda enganosa.

Além disso, há rumores de que Naldir Lopes estaria se articulando nos bastidores para disputar a presidência da FMF, com apoio do Palácio dos Leões. Para muitos dirigentes, isso representa mais um passo na tentativa do governo estadual de dominar espaços de poder — como já teria feito com a Assembleia Legislativa e a Famem (Federação dos Municípios do Maranhão).

Entre os dirigentes ouvidos, apenas o presidente do Maranhão Atlético Clube, Dr. Carlos Eduardo Dias, confirmou o recebimento da premiação de R$100 mil por ter sido campeão. Já o presidente do Imperatriz, Dr. Vagner Aires, não respondeu aos contatos do G7, mas fontes da região tocantina confirmam que o Cavalo de Aço não foi contemplado com os R$50 mil prometidos, mesmo sendo o vice-campeão. Os demais clubes também seguem sendo enganados pela FMF e pelo Governo do Estado.

Tentamos contato com o presidente da FMF, Antônio Américo, que visualizou nossa mensagem, mas não respondeu. O mesmo ocorreu com a Secretaria de Estado de Esportes, por meio do secretário Naldir Lopes. Mesmo assim, o espaço permanece aberto no G7 para que os citados se manifestem, caso desejem apresentar esclarecimentos sobre o caso.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo