BEQUIMÃO

UNB confirma que Bequimão foi atingido por tremor de terra

O fato aconteceu na noite desta sexta-feira (13) e deixou muitos moradores assustados

O município de Bequimão, localizado no Litoral Ocidental Maranhense, foi atingido por um tremor de terra na noite desta sexta-feira (13), por volta das 20h. Segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), o epicentro do tremor com magnitude 3.1 na escala Richter ocorreu no município de São Batista, localizado na Baixada Maranhense, a 280 km da capital, São Luís.

Segundo Antônio Oliveira, professor e doutor em física pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), durante entrevista a TV Mirante, duas hipóteses podem ser usadas para esclarecer o fenômeno, dentre elas, a compressão resultante do movimento das placas tectônicas na superfície da terra e a entrada de um meteorito na região.

Segundo relatórios da Agência Espacial Americana (NASA), dois asteroides de dimensão média estavam previstos para passar perto da Terra entre a noite de sexta-feira (13) e da madrugada deste sábado (14). Mas até agora nada foi confirmado. A população de Bequimão ainda continua assustada.

O professor Antônio Oliveira, disse que o fenômeno também pode ter sido influenciado por conta da proximidade da região com a linha do Equador, já que Bequimão está localizado apenas 2.2 graus abaixo dela, o que facilita a penetração de fragmentos de rocha na Terra após a explosão.

Por G1/MA

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close