Gestão Braide pega carona no lançamento do novo Sistema de Bilhetagem Eletrônica nos velhos ônibus de São Luís
O Serviço Social do Transporte (SEST) é o responsável pela bilhetagem eletrônica implantada no Sistema de Transporte Coletivo de São Luís
Tem coisas que só acontecem no Maranhão. Em São Luís, cidade administrada pelo prefeito Eduardo Braide (PSD), foi lançado na manhã desta segunda-feira (17), no auditório do SEST/SENAT (Jordoa), o novo Sistema de Bilhetagem Eletrônica que irá operar nos velhos ônibus urbanos e semiurbanos da capital maranhense. Por incrível que pareça, o novo sistema teria o objetivo de evitar fraudes em uma gestão acusada de liberar uma SW4 irregularmente do pátio da SMTT.
Segundo a gestão Braide, com a implantação do novo sistema, São Luís ganharia uma gestão mais eficiente e precisa do sistema de bilhetagem representando um avanço importante para o transporte público na cidade, que infelizmente opera sucateado, sem ar condicionado. Para Braide, o sistema tornaria a experiência dos usuários mais eficiente, moderna e mais segura, mesmo operando com uma frota velha e sucateada. O Serviço Social do Transporte (SEST) é o responsável pela bilhetagem eletrônica.
Na solenidade, o secretário municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), Diego Rodrigues, acusado de liberar carros de amigos irregularmente do pátio da SMTT, destacou que essa atualização do sistema de bilhetagem eletrônica faz parte de um conjunto de melhorias planejadas para o transporte público de São Luís e que tem o apoio da gestão municipal. Mas não consegue explicar como ainda contunua na gestão, mesmo sendo acusado de cometer possível crime dentro da SMTT.
“A implementação do novo sistema ocorrerá gradualmente, com previsão de que até setembro, 100% da frota esteja operando com as novas tecnologias. Durante esse período de transição, nenhum cidadão que possua o sistema antigo será prejudicado, podendo continuar utilizando seu cartão antigo até que seus créditos sejam zerados. Em alguns ônibus, os passageiros perceberão a presença de dois validadores, um novo e um antigo, para garantir a transição entre os sistemas. As trocas de cartão serão realizadas em terminais de integração, órgãos públicos e empresas privadas, e o SEST já está elaborando um cronograma para facilitar esse processo. Essas iniciativas, que têm o apoio da Prefeitura, refletem o compromisso em modernizar e aprimorar o sistema de transporte da cidade, beneficiando a população como um todo”, enfatizou o titular da SMTT.
O diretor executivo do SET, Paulo Pires, expressou sua satisfação em trazer essa inovação para a cidade e garantiu uma experiência mais moderna e inclusiva a todos os usuários de transporte público da capital. Pires que é velho conhecidos rodoviários, e amigo dos empresários do transporte público.
“Há 20 anos o sistema não recebia uma atualização importante e necessária para atender às demandas da população. Essa abordagem vai aproximar o usuário do sistema, oferecendo facilidades tanto no pagamento quanto na segurança durante a utilização do transporte público. Agora, estamos atualizando os meios de pagamento, trazendo uma série de novas formas, como QR Code, carteiras digitais e aplicativos. É um sistema de bilhetagem sofisticado, inclusivo e ágil, e estamos muito felizes em trazer essa inovação para a população de São Luís”, destacou.
Também estavam no evento de lançamento, representantes das categorias de passageiros do transporte público municipal (idosos, pessoas com deficiência e estudantes), representantes do setor de transporte de São Luís e o vereador Álvaro Pires (PMN), representando a Câmara de Vereadores.
Mudanças
A implementação do novo sistema envolve a colocação de validadores adicionais nas catracas dos coletivos. Os antigos cartões de transporte serão substituídos por novos modelos, adaptados para diferentes públicos, como gratuidades, estudantes e vale-transporte. Os antigos cartões continuarão sendo aceitos, até que as recargas antigas acabem.
Uma das principais novidades do novo sistema é a introdução gradual de outras formas de aquisição de créditos de passagem, a exemplo do pagamento por PIX e QR Code, trazendo mais praticidade e agilidade no momento da compra dos bilhetes.
No novo sistema, haverá um aplicativo da própria bilhetagem com uma carteira digital, sendo possível comprar recarga, como já é feito pelo RecargaPay, usando o saldo da carteira digital para gerar um QR Code e pagar a passagem diretamente do celular no leitor instalado dentro dos ônibus, ou seja, sem intermédio de uma mídia física (cartão). A médio prazo, o sistema também vai operar com o pagamento de passagem via débito.
Há a possibilidade de fazer recargas dos cartões de transporte via PIX e a validação instantânea dos créditos também por meio de PIX. A longo prazo, os usuários de transporte ainda terão a opção de fazer recarga a bordo com o uso de cartão de crédito ou débito, por aproximação, direto nos validadores. Para otimizar o sistema, será intensificada a biometria facial para evitar fraude no uso dos cartões com benefícios de 50% (estudantes) e 100% (gratuidades). Uma câmera fotográfica de alta resolução identifica o rosto do portador do cartão, evitando fraudes.
Sistema
O Sistema de Bilhetagem é composto por hardware (equipamentos) e softwares (programas) projetados para prover segurança, confiabilidade e rastreabilidade aos processos relacionados ao fluxo de crédito. Essa total segurança nas etapas de gerenciamento dos créditos eletrônicos é um ponto fundamental, que passa por todos os processos de distribuição até a utilização pelo usuário. Um controle que garante ainda mais transparência e praticidade.