Guimarães-MA: ONG Sea Shepherd Brasil diz que praia de Araoca está entre as mais poluídas do Brasil
Praia da Araoca, na baía de Cumã em Guimarães passou de grande polo turístico a grande ameaça a saúde dos banhistas
O maior raio-X do litoral brasileiro sobre balneabilidade foi divulgado pela ONG Sea Shepherd Brasil, em parceria com o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP). O estudo aponta as praias mais poluídas e inseguras para banho, de acordo com o levantamento sobre poluição,.
No Maranhão das mais de 30 praias foram pesquisadas, apenas três possuem grau de poluição zero. Duas estão no município de Tutóia e uma em Turiaçu – Praia do Amor, Ponta das Gaivotas e Ilha do Atim – respectivamente. Em outras palavras, as praias estão adequadas para banho.
Destaque negativo para a Praias de Canto de Atins em Barreirinhas-MA que ficou como a 4ª mais poluída do Maranhão e Atins que teve o registro de 11,83 fragmentos por m². A poluição em excesso também foi encontrada em Tutóia, Cedral e no recente novo destino turístico do Maranhão, Praia do Araoca em Guimarães, no Litoral Ocidental. A campeã de poluíção é a praia de Mamuna em Alcântara – 34,33 fragmentos por m². Um detalhe, Mamuna também está localizada na baía de Cumã.
Entre os resíduos mais encontrados estão plásticos (duros e moles), isopor, bitucas de cigarros, tampas de garrafas e embalagem de comidas. Mas também chegam a ser encontrados preservativos sexuais, seringas, isqueiros, embalagens de remédios e muitos outros macro resíduos. Isso mostra a falta de educação ambiental entre os frequentadores e donos de estabelecimentos locais.