ESPORTE

IAPE: Um time profissional no Maranhão bem administrado

Canário da Ilha tem como presidente, o jovem empresário Guilherme Freitas

Administrar bem um time profissional no Maranhão é pra poucos. Mas, nos últimos 2 anos, o jovem empresário Guilherme Freitas tem dado uma verdadeira aula de gestão futebolística aos velhos cardeais de times considerados grandes no Estado, ao investir nas categorias de base e montar time com jogadores maranhenses, comprometidos com a camisa do Canário. Os resultados são positivos, animadores e aumentam ainda mais os ânimos do presidente do IAPE, que já faz história no futebol maranhense e nacional.

Em entrevista ao site Futebol em Foco, editado por Max e Lourrany Meneses, Guilherme Freitas falou que a gestão do IAPE é baseada em clube/empresa. Em cada área do clube, segundo o presidente, há profissionais da área. Assim como a profissionalização de todos que estão envolvidos diretamente ao clube. “Graças a Deus dentro de toda dificuldade que enfrentamos com a pandemia, estamos bem. Não só no aspecto do campo, trabalho, mas também o extracampo, estamos nos reinventando a cada mês e tentando superar as adversidades. Isso reflete dentro de campo”, disse Freitas.

Considerado um time novo no Maranhão, Guilherme falou da influência do time dentro do futebol. “Hoje, após esses dois anos de gestão, muitos falam que podemos ser a terceira força do Estado, porém nossa ambição é ser referência no futebol maranhense, quando se fala de categoria de base, formar e revelar jogadores e valorizar os atletas do nosso Estado”, pontuou o presidente.

Conquistas do clube

O time conquistou o profissional da Série B do Maranhense 2020, voltando a a disputar a primeira divisão em 2021, quando terminou o certame em quarto lugar, garantindo vaga na Copa FMF 2021, com um time de média de idade de 21 anos, com todos atletas maranhenses, e muitos jogadores vindo da base.

Nas categorias de base, desde 2020 até 2021, IAPE ganhou todas as competições de base, seja federada ou não, do sub 14 ao sub 19. Garantiu vaga na Copa São Paulo de Futebol Júnior, Copa do Brasil Sub-20 e Copa do Nordeste Sub-20. É um time em crescimento e bons frutos começam a serem colhidos.

Desempenho

IAPE é um clube que vem se consolidando não só na região nordeste, mas também ganhando espaço no Brasil. “Nós temos um planejamento de gestão para 4 anos, é claro que pode encurtar ou ser mais longo. Porém, todas as competições que participamos seja ela profissional ou da base, temos nos surpreendido positivamente, mostra que estamos no caminho certo, porém com os pés no chão. Não é fácil, nunca será, mas a gente consegue trabalhando, perseverando”, descreveu Guilherme.

No momento o clube vem se preparando para o Campeonato Maranhense 2022, e tem como objetivo igualar ou melhorar em comparação a classificação do ano passado. “Reformulamos o elenco e estamos confiantes de um bom trabalho no campeonato. Na base fizemos história na Copinha 2022. Com um calendário vasto em competições nacional esse ano: Copa do Brasil Sub 20 e Copa do Nordeste Sub 20. E com algumas cartas convites para competições fora do Estado. Sempre colocando os nossos atletas em evidência no Brasil”, completou o mandatário do Canário da Ilha.

Sobre o futuro

Guilherme Freitas falou de projetos futuros para o Canário da Ilha e se mostrou confiante no trabalho que está sendo realizado no clube. “Nosso maior desejo é ter nosso Centro de Treinamento, e vamos em busca deste feito. Como falei, dia após dia. Com uma gestão consciente e com os pés no chão. Já avançamos muito em dois anos, porém, tenho a consciência que para dar um salto maior, temos que alinhar melhor as coisas que vão me impulsionar pra esse salto,” completou Guilherme bastante otimista de que muita coisa boa estar por vir.

Copinha 

O IAPE chegou carimbar sua vaga na terceira fase da Copa São Paulo 2022. A classificação do Canário da Ilha Maranhense foi conquistada na última quinta-feira (13), com uma vitória diante do São Bernardo-SP por 2 a 0, em partida realizada no estádio Jayme Cintra em Jundiaí-SP. Na terceira fase, o IAPE enfrentou o Desportivo Brasil-SP em jogo realizado na cidade de Porto Feliz-SP neste sábado (15) e após empatar por 1 a 1 no tempo normal, perdeu nos pênaltis por 5 a 4 e foi eliminado. Mesmo assim, o presidente Guilherme Freitas está orgulhosos com os jogadores e comissão técnica, que colocaram o Canário da Ilha entre os 32 melhores times da competição, dentre os 128 que disputaram a Copinha.

IAPE

Pré Temporada

O IAPE já realizou dois jogos amistosos, um contra o Americano e venceu por 7 a 1 e outro contra o Moto Club, que goleou o Papão por 4 a 1, na manhã da última sexta-feira (14), na própria sede do Moto, no CT Pereira dos Santos, a famosa Toca do Papão.

Por  Max e Lourrany Meneses (Futebolemfoco.com.br)

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo protegido!!!