Justiça Eleitoral cassa o mandato do prefeito de Pio XII-MA
Irmão de Almeida Sousa foi cassado por abuso de poder político e econômico nas Eleições 2024

A Justiça Eleitoral determinou a cassação do mandato do prefeito de Pio XII (MA), Aurélio Sousa (PL), conhecido como “Aurélio da Farmácia”, por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2024. A decisão atinge também a vice-prefeita eleita na chapa, Márcia Costa (MDB), que perde o cargo.
Aurélio foi acusado de utilizar a estrutura da prefeitura para fins eleitorais durante a campanha de reeleição. Segundo a denúncia, ele promoveu a distribuição de cestas básicas e divulgou ações da gestão municipal em suas redes sociais pessoais, práticas consideradas irregulares por envolverem recursos públicos em benefício eleitoral.
Ele foi reeleito no pleito de 2024 com 67,76% dos votos válidos, o equivalente a 10.388 votos.
Além da cassação, a decisão da Justiça determina a inelegibilidade de Aurélio por oito anos. O prefeito ainda pode recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA).
Perfil
Aurélio Sousa tem 46 anos, é casado e possui ensino médio incompleto. Nas eleições de 2024, declarou patrimônio de R$ 600 mil à Justiça Eleitoral. Ele é irmão do ex-prefeito de Igarapé do Meio, Almeida Sousa, e cunhado da deputada estadual Solange Almeida.
Aurélio assumiu a prefeitura de Pio XII pela primeira vez em 2021, após vencer a eleição de 2020.