SÃO JOSÉ DE RIBAMAR

Lava-Pratos em São José de Ribamar

O evento vai marcar o encerramento da programação carnavalesca 2019 no Maranhão

A animação do Carnaval prossegue para mais este fim de semana com o tradicional Lava-Pratos, em São José de Ribamar. O evento, em sua 73ª edição, será realizado no Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen, orla marítima da cidade, neste sábado (9) e domingo (10).

A festa é promovida pela Prefeitura de São José de Ribamar com apoio do Governo do Estado.

Para este ano, a estimativa dos organizadores é que mais de 150 mil pessoas passem no local, nos dois dias de festa. Na agenda, dez bandas para animar o público, entre elas, a voz marcante da maranhense Flávia Bittencourt e a alegria contagiante do grupo Bicho Terra.

O festejo de Lava-Prato é uma tradição, muito esperado pelo público que gosta do Carnaval e fecha com propriedade a programação do período, avalia o secretário de Estado de Cultura (Secma), Diego Galdino.

“É mais um momento para que as pessoas se divirtam e aproveitem a folia. O evento traduz bem o que representa o Carnaval maranhense com sua diversidade, amplitude e valorização da nossa cultura. E o que esperamos é que este ano, mais uma vez, a festa se traduza em alegria, diversão e segurança”, pontua o gestor.

No primeiro dia de festejo, o sábado (9), o Lava-Pratos inicia a programação a partir das 20h, com show da Banda Scorpions, seguida de Rayanne Passos e Banda e fechando com Banda Energia, que sobe ao palco por volta da meia noite.

No domingo (10), o encerramento com apresentações será a partir das 13h. Dudu N’Gandaya abre a programação, que segue com os shows dos grupos Samba de Boa, Banda Regional Fênix, Gargamel, Flávia Bittencourt, Bicho Terra e Banda Reprise, que se apresenta às 21h30.

Segurança

A diversão é garantida e com segurança, a partir do esquema montado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), com o aparato da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. O planejamento foi organizado pelo Comando de Policiamento de Área Metropolitano (CPAM II). Policiais a pé, moto, de quadriciclo e lancha estarão a postos para atendimentos das demandas dos foliões.

O policiamento preventivo na festa de São José de Ribamar terá participação, também, da Patrulha Maria da Penha, que conta com policiamento especializado no combate ao assédio e a violência contra a mulher.

O Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv) também estará a postos com barreiras de redução de velocidade, nos principais pontos da MA-201, que liga São Luís a São José de Ribamar. O objetivo é garantir um trânsito seguro, com o trabalho de fiscalização e orientação, evitando acidentes e desrespeito às normas de trânsito.

Tradição

O Carnaval Lava-Pratos é considerado por historiadores da cidade como o primeiro Carnaval fora de época do Brasil. Teve sua origem em 1946, chamado de ‘Carnaval da Vitória’, batizado após a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Começou quando a Escola de Samba Batuqueiro Naval resolveu, na terça-feira de Carnaval, visitar agremiações em São Luís, dentre elas a Turma da Mangueira, Turma do Quinto e Águia do Samba.

As escolas resolveram retribuir a gentileza no primeiro domingo da Quaresma, e deram início à peregrinação até São José de Ribamar sempre que consideradas campeãs do Carnaval da capital maranhense. Outra corrente sustenta que o nome tem relação com o dia em que os garçons, que trabalharam nos dias de Carnaval, faziam sua folia, que era sempre no fim de semana seguido do período oficial.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo