LEGISLATIVO

Lei de Ribeiro Neto cria “Setembro Amarelo” e “Dia Municipal de Prevenção ao Suicídio”.

Projeto abre caminho para o combate ao Suicídio, causa de morte que tem ceifado muitas vidas

De autoria do vereador Ribeiro Neto(Patriotas), o calendário oficial de São Luís agora dispõem de uma data específica para prevenção ao suicídio. O PL de nº 250/2021 também instituiu a campanha “Setembro Amarelo”, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre o perigo e evitar o acontecimento.

Apesar da pouca idade, 31 anos, o vereador tem apresentado uma série de projetos com relevante cunho educativo e social. “A OMS mostra números alarmantes entre jovens com idade de 15 a 19 anos. Segundo pesquisa, o suicídio tem sido a segunda causa que mais mata nessa faixa etária, muito embora 90% dos casos poderiam ter sido prevenidos”, enfatizou.

Na capital maranhense, conforme dados do Centro de Valorização da Vida (CVV), os registros chamam atenção. Em maio de 2019, por exemplo, houveram 123 casos, o que significa mais de quatro por dia.

Nacionalmente, o “Setembro Amarelo” é realizado desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), mas envolve a participação de outras dezenas de entidades públicas e civis.

“Estamos diante de um tema de difícil enfrentamento, por isso mais de 700 mil casos foram registrados no ano de 2019, segundo a OMS, número esse que pode ser ainda maior por causa das subnotificações. O suicídio precisa ser visto como uma questão de saúde, para que juntos possamos elaborar estratégias com foco na prevenção, ou seja, é o Poder Legislativo fazendo a parte dele através da inserção dessas matérias no nosso calendário”, finalizou o autor da matéria.

DEPRESSÃO 

Também é de autoria de Ribeiro Neto, o PL nº 0312/202 que institui a inclusão de medidas de conscientização, prevenção e combate à depressão, à automutilação e ao suicídio no projeto pedagógico das escolas públicas do município de São Luís.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo protegido!!!