LIMPEZA PÚBLICA

Limpeza acontece no Centro Histórico de São Luís

A prefeitura de São Luís reforça limpeza no Centro Histórico da capital

Com os serviços de lavagem hidrotérmica, a Prefeitura de São Luís está investindo ainda mais na limpeza e conservação do Centro Histórico da cidade. Com a utilização de equipamento importado, de tecnologia alemã, a lavagem tem resultado mais eficiente na limpeza de praças, escadarias e ruas com pavimentação em pedras como no Centro Histórico. Iniciado no sábado (19), o trabalho foi acompanhado pelo prefeito Edivaldo, que tem investido constantemente nas ações de limpeza urbana e já contabiliza importantes resultados na área.

“É mais uma ação da Prefeitura de São Luís na limpeza da cidade, um setor estratégico que se reflete em diversas áreas, do turismo à saúde. Estamos investindo em equipamentos e na realização efetiva de serviços de melhor qualidade e resultado. Com medidas desta envergadura, estamos colocando São Luís em um patamar de excelência para que a população e os turistas possam usufruir”, disse o prefeito Edivaldo.

Acompanhado pela primeira-dama, Camila Holanda, do secretário de Relações Parlamentares e coordenador da Feirinha São Luís, Ivaldo Rodrigues, e da presidente do Comitê Municipal de Limpeza, Carolina Estrela Morais, o prefeito Edivaldo percorreu trechos que receberam a primeira ação do novo equipamento, como a Praça Benedito Leite e a Rua do Giz. Foram realizados os primeiros testes do novo equipamento com a lavagem da Praça Dom Pedro II.

Segundo a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, a aquisição do novo equipamento resultará no ganho de produtividade no Sistema de Limpeza Urbana de São Luís, que tem registrado grandes avanços na gestão do prefeito Edivaldo. “Com este equipamento nós conseguimos lavar uma área maior em menor tempo e garantir que a sujeira mais profunda seja retirada de modo mais eficaz. A diferença é notada imediatamente após a lavagem”, afirmou.

A lavagem hidrotérmica é feita com a utilização de “pistolas” automáticas de grande calor e alta pressão. A tecnologia é importada da Karshe, empresa alemã líder mundial do setor, que há anos desenvolve a tecnologia de limpeza com água comum, em temperatura e pressão elevada e a exporta para o mundo inteiro.

Para a lavagem das ruas, escadarias, praças e outros logradouros do Centro Histórico de São Luís a máquina compressora portátil de lavagem hidrotérmica é acoplada ao caminhão-pipa. O equipamento é capaz de gerar calor a uma temperatura de 60 a 140 graus Celsius e pressão entre mil a 4,5 mil libras por centímetro cúbico. O resultado do processo é constatado imediatamente. Toda sujeira acumulada e que não é retirada pelo processo de lavagem comum é inteiramente removida, deixando o piso completamente renovado.

A lavagem com alta pressão e água quente não agride o piso. Ao contrário, ele vai ficando mais claro a cada nova lavagem, até atingir seu estado natural. Depois da lavagem hidrotérmica, lavagens de baixa pressão garantem a manutenção da higiene e limpeza do local. O processo garante, ainda, economia de água e ganho de produtividade já que, com o uso do equipamento, é possível lavar uma área maior em comparação ao processo manual.

Depois do teste, o equipamento será empregado na lavagem da Praça Benedito Leite neste fim de semana e, com um cronograma específico de serviços, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana, garantirá a limpeza do Centro Histórico da capital com o novo equipamento.

LIMPEZA DO CENTRO HISTÓRICO

A lavagem hidrotérmica amplia os serviços já prestados na região pela Prefeitura de São Luís. Para melhorar o aspecto urbano da área, são desenvolvidas ações diárias de limpeza que garantem maior bem-estar para os moradores, comerciantes e frequentadores do Centro Histórico. A varrição das ruas ocorre logo no início da manhã, para que os frequentadores encontrem a área limpa assim que chegarem para trabalhar ou para atividades de lazer.

A coleta dos resíduos domiciliares e dos estabelecimentos comerciais também é realizada todos os dias. Por causa das particularidades urbanísticas da região e por se tratar de área tombada como Patrimônio Mundial da Humanidade, a coleta nos bairros do Centro Histórico de São Luís é realizada com um veículo menor, que causa menor impacto às vias, evitando o comprometimento do casario colonial.

A capina e roçagem são feitas com um intervalo maior de tempo, considerando que o calçamento com paralelepípedo impede o crescimento do capim. Toda a área conta ainda com tonéis espalhados para que a população e frequentadores descartem adequadamente copos plásticos, garrafas PET, papéis e outros resíduos.

Carolina Moraes Estrela destaca a importância dos serviços de limpeza para a preservação do patrimônio histórico de São Luís. “O Centro Histórico é o principal cartão postal da nossa cidade. É o primeiro local que os turistas visitam quando chegam a São Luís, então é preciso fazer um trabalho extra para manter a área limpa, pois o acúmulo de lixo acaba facilitando a degradação da área, além de comprometer a beleza de toda essa região”, afirma.

UM COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close