BEQUIMÃO

Festejo do Divino em Pericumã-Bequimão reúne centenas de pessoas

A festa já acontece há 61 anos e reúne pessoas da região e de municípios vizinhos

Aconteceu neste fim de semana (Sábado e domingo), uma das festas religiosas mais tradicionais do município de Bequimão, o Festejo do Divino Espírito Santo, que acontece há 61 anos no Quilombo Pericumã, comunidade remanescente de quilombo certificada pela Fundação Cultural Palmares, localizada zona rural do município.

O festejo iniciou-se com o levantamento do mastro, alvorada das caixeiras, ladainha, missa solene ao Espírito Santo, toque de caixa, seguidos de rezas e apresentação dos impérios. O encerramento aconteceu com o derrubamento do mastro e fechamento da tribuna, e finalizou com o forró das caixeiras. O festejo foi realizado período no de 09 a 17 de julho.

As caixeiras constituem um elemento típico do Festejo do Divino que tem o encargo de tocar caixas e entoar cânticos, repetidos ou improvisados, em louvor ao Divino Espírito Santo.

No município de Bequimão, o Festejo do Divino Espirito Santo é realizado nas comunidades tradicionais e quilombolas de Pericumã, Pontal, Carnaubal e Baixo Escuro.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo protegido!!!