NOTÍCIAS

O teatro de Eduardo Braide ao lançar o tal “Natal da Esperança” em São Luís

Trabalhadores do serviço público municipal com salários atrasados e Braide montando espetáculo midiático

É bom que alguém diga ao prefeito Eduardo Braide, que levar esperança de um recomeço após o período mais difícil da pandemia de Covid-19, não é colocar luzes ao redor de um prédio, ônibus ou monumento. Levar esperança é gerir o dinheiro público com responsabilidade, evitar gastar com algo supérfluo, como por exemplo, colocar luzes em prédios e ônibus, em uma cidade onde milhares de famílias passam fome e outras que trabalham, sequer estão recebendo salário.

Mas o espírito que o prefeito Eduardo Braide usou na noite desta sexta-feira (19), para lançar a programação do “Natal da Esperança 2021” em São Luís, foi outro, o espírito midiático. Segundo Braide, o Natal da Esperança vai proporcionar às famílias ludovicenses e os turistas que visitam a cidade nesta época do ano um espetáculo de luzes, música e cores por meio do “Natal no Bairro”, que vai levar a alegria do período natalino para diversos bairros da capital. Enquanto isso, milhares de famílias, sequer sabem se vão ter um pão com manteiga pra comer na noite de natal.

“Hoje estamos dando a largada à nossa programação de Natal. Este foi um ano de dificuldades, mas também foi um ano em que nós conseguimos superar vários desafios e estamos conseguindo vencer a pandemia. Por isso, o Natal da Prefeitura de São Luís este ano não poderia ter outro nome como o Natal da Esperança. A esperança de que dias melhores estão vindo, a esperança de que um ano melhor está vindo. Este será um natal iluminado pela gente da nossa cidade abençoada”, disse o prefeito Eduardo Braide durante a abertura da programação do “Natal da Esperança 2021”.

Logo após sua fala, a iluminação especial da fachada do Palácio de La Ravadière – sede da Prefeitura de São Luís – foi acesa e a programação do “Natal no Bairro” foi anunciada pelo prefeito Eduardo Braide.

A primeira-dama, Graziela Braide, e os filhos do casal, Manuela, Maria Antônia e Luís Eduardo, que não sabem o que é dificuldade, estavam na plateia e assistiram junto com o prefeito Eduardo Braide toda a programação. Diferente de famílias que trabalham no serviço de higienização de hospitais de São Luís, que estão sem receber salários por falta de repasse da verba à empresa terceirizada.

A vice-prefeita Esmênia Miranda, acompanhada do seu marido Sandro Ribeiro e da filha do casal, Sofia, também acompanharam o lançamento do “Natal nos Bairros” ao lado de secretários municipais, entre outras autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Natal no Bairro – A Prefeitura vai promover eventos e apresentações especiais em diversos bairros da capital a partir de 4 de dezembro. O “Natal no Bairro” contará com a participação de grupos artísticos e de diversos nomes da cultura ludovicense. Receberão os espetáculos natalinos, os bairros: Anjo da Guarda, Coroadinho, Maracanã, Ilhinha, Cohatrac, Cidade Operária, Vila Luizão e Quebra-Pote. Ao invés de um espetáculo de diversão, entregas de cestas de natal fariam as famílias carentes desses bairros mais felizes. Ninguém com fome sai de casa para assistir shows e ainda servir de figurante para as publicidades da Prefeitura de São Luís.

Também a partir do dia 4 de dezembro haverá programação natalina e muitas surpresas nas ruas de Nazaré, do Egito e no Largo do Carmo, no Centro Histórico de São Luís. Além disso, ônibus com iluminação especial circularão pela cidade para levar a alegria do Natal por toda São Luís. Diversos pontos da cidade também serão iluminados. Enquanto dezenas de ônibus velhos circulam pela capital lotados, Braide ilumina meia dúzia de coletivos para fazer a parte midiática de seu governo.

Noite de apresentações – Após os anúncios feitos pelo prefeito Eduardo Braide, foi a vez de várias atrações encantaram o público presente em frente à Prefeitura de São Luís. Quem abriu a noite foi o espetáculo Doce Natal. Os atores caracterizados de diferentes tipos de doces e outros personagens do período natalino, como o Papai Noel, alegraram crianças e adultos com uma apresentação lúdica e cheia de magia. Durante o espetáculo foram distribuídos algodão doce, pirulito e pipoca para ajudar os espectadores a entrar no clima.

As vozes do Coral São João subiram ao palco logo em seguida e emocionaram todos com um repertório de canções sobre amor, esperança e fé. Abrindo a apresentação, um clássico das noites de Natal, “Ave Maria”, que foi uma prece por dias melhores. “Holy Night”, um clássico internacional do Natal, foi interpretada em inglês e português em solo por Rose Nogueira. “Noite de oração”, versão feita por Chico Pinheiro da canção “White Christmas”, foi mais um momento de reflexão na noite desta sexta-feira.

Ainda sob aplausos do público, Alessandro Batista se uniu ao Coral São João para apresentar a canção “Vinde, adoremos”. A melodia francesa “Glória” emocionou a todos pela mensagem sensível sobre fé. “Um bom Natal”, uma das mais populares canções natalinas nacionais fez todas as vozes do coral e do público soarem uníssonas assim como “Noite feliz”, outra canção marcante do Natal brasileiro. Encerrando a apresentação, “Anoiteceu, boas festas”, canção que embala os natais brasileiros desde 1940.

Após a imersão musical da apresentação do Coral São João, foi a vez da Companhia Barrica apresentar a sua Natalina da Paixão. Com a canção “Vamos a Belém”, o grupo convidou todos a visitarem o Menino Jesus na sua manjedoura, seguindo com “Louvação”, um canto de adoração à fé e à esperança.

Um texto especial chamou a todos para refletirem não apenas sobre o sentido do Natal, mas sobre a importância da celebração ao fim de um ano que começou com tantas incertezas, pedindo a todos que mantenham sempre a esperança. “Mulheres de Jerusalém/Cristina de Luz” foi um canto sobre a vivência em Jesus.

“Mutucas” foi mais uma canção sobre esperança. Em seguida “Sentinela” falou sobre a vigília natalina. “Parteira” destacou a dádiva do nascimento. “Mariana” cantou a importância e o amor da Virgem Maria. “Romaria” trouxe a caminhada e ida até Cristo e “Aleluia”, que fechou a apresentação”, falou sobre os milagres de Natal.

As apresentações atraíram centenas de pessoas que estavam pelo Centro Histórico de São Luís e se reuniram em frente à Prefeitura para acompanhar a singeleza dos espetáculos, aplaudir e se emocionar com as apresentações.

Surpresa que emocionou – Encerrando a noite, outra surpresa que emocionou a todos: cinco caminhões utilizados pelo serviço de limpeza urbana subiram pela Rampa da Praça Pedro II com uma iluminação especial, que será usada ao longo do mês de dezembro. A animação dos agentes de limpeza, que estavam usando gorros de Papai Noel, chamou a atenção do público, que aplaudiram o desfile.

A única surpresa que emociona é comida na mesa de quem não consegue comprar chambaril para fazer sopa, já que verdura e legumes estão caríssimos. Festa é importante para quem ganha 25 mil reais de salário, para quem não atrasa seu próprio salário, para quem teve como primeiro emprego, salário de mais de 10 mil reais. para esses, festa natalina é mais importante, principalmente regada a muita comida e bebidas.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo protegido!!!