ALCÂNTARA

Prefeito de Alcântara, Nivaldo Araújo, participa da solenidade de entrega de novos ferryboats

Alcântara é o município da Baixada que integra o Sistema de Transporte Aquaviário há quase 40 anos

O prefeito de Alcântara, Nivaldo Araújo (PROS), participou nesta segunda-feira (29), da solenidade de entrega oficial de novos ferryboats promovida pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB). Duas embarcações integram o Sistema Aquaviário Intermunicipal, entre a capital e a Baixada Maranhense.

As embarcações São Gabriel, da empresa Henvil, que começou a operar na semana passada, e o Cidade de Araioses, da empresa Servi Porto, que passou por reforma, vão fazer a travessia entre Ponta da Espera (São Luís) e Cujupe (Alcântara).

O prefeito de Alcântara, Nivaldo Araújo, ressalta que a partir da sensibilidade do Governo foi possível resolver um sofrimento de décadas de moradores de várias cidades da Baixada. “Este era um sonho antigo de vários municípios da Baixada, de pessoas que vinham fazendo o seu traslado com dificuldade, com sofrimento. O Governo se sensibilizou com a situação e, em tão pouco tempo, conseguiu resolver essa demanda de décadas”, destacou o gestor alcantarense.

A MOB anunciou também novo quadro de horários com mais viagens diárias e retorno da venda de passagens Online. Além disso, cada empresa irá disponibilizar, em seus sites, informações de valores das passagens, forma de pagamento, dias, horários e embarcações disponíveis.

“Hoje, entregamos duas embarcações, a São Gabriel e a reforma da Araioses, totalizando 6 embarcações que vão estar hoje no sistema. Friso que a embarcação São Gabriel é gigantesca. São 100 carros e 1 mil pessoas sentadas para melhorar muito essa travessia Cujupe-Ponta da Espera. Hoje, podemos dizer que o prometido pelo Governo, quanto às embarcações, foi cumprido. É uma nova história para o povo da Baixada”, frisou o presidente da MOB, Celso Henrique Borgneth, que deve ser trocado ainda nesta terça-feira (30).

Para o secretário de Estado de Indústria e Comércio (Seinc), Cassiano Pereira Júnior, além de amparar os moradores da Baixada com a oferta de mobilidade, a iniciativa do Governo fortalece a indústria e o comércio.

“Hoje é um dia muito importante nesta travessia de ferry, onde a gente consegue ter essa ligação com a Baixada, uma região tão importante com 18 municípios geradores de emprego e renda. O setor industrial demandava bastante essa iniciativa que está sendo criada com o novo ferry. Esse elo vai favorecer não só a Baixada, como Alcântara, com o traslado das pessoas, escoamento da indústria e do comércio”, pontuou o secretário da Seinc.

Representando o Ministério Público, a promotora de Justiça e titular da Primeira Promotoria de Defesa do Consumidor, Alineide Martins Rabelo Costa, afirma que sua visita representa a proteção do consumidor e a manutenção da eficiência do serviço.

“Muito embora seja a Marinha que tem a expertise de verificar as condições de navegabilidade do ferry, nós estamos aqui também protegendo e fiscalizando a questão do consumidor. Nós vamos trabalhar para que essa eficiência continue”, disse a promotora.

Melhorias no Sistema

Um novo quadro de horários em ambos os terminais, será aumentado o número de itinerários de 16 para 26 viagens diárias entre os terminais, resultando em 13 viagens de ida e 13 de volta. Os traslados irão variar entre 3h da manhã e 23h50, trazendo mais mobilidade e acabando, de vez, com as filas de espera, segundo o Governo do Maranhão.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo