Prefeito de Alcântara participa de reunião com o Secretário de Segurança do Estado
O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira (05), na sede da Secretaria de Segurança em São Luís-MA
Na manhã desta sexta-feira, dia 05 de abril, o prefeito de Alcântara, Anderson Wilker (PCdoB), acompanhado dos vereadores Nilson Pereira, Ivan Ferreira, Guterres Filho e Ribinha, participou de uma audiência com subsecretário de Segurança Pública do Estado do Maranhão, Saulo de Tarso. Durante a reunião, Anderson Wilker foi categórico ao solicitar através de ofício a instalação do Batalhão de Polícia Militar de Turismo (BPTur) para a cidade de Alcântara e a doação de uma viatura e capacitação para Guarda Municipal.
Durante a conversa entre o prefeito e o subsecretário, que durou aproximadamente uma hora e meia, Anderson Wilker falou das dificuldades encontradas na segurança de Alcântara, mas foi enfático ao falar da importância de uma parceria entre município e estado, tanto na segurança pública, quanto em outros seguimentos da administração, como esporte, saúde, educação e infraestrutura.
“É importante essa parceria entre município e estado. Fomos recebidos muito bem pelo secretário Saulo de Tarso, e nos deu muita atenção quanto às nossas solicitações. Viemos aqui solicitar o apoio da Secretaria de Segurança do Estado para que possamos melhorar a estrutura de nossa Guarda Municipal com a doação de uma viatura e capacitação dos Guardas Municipais e Agentes de Trânsito. Aproveitamos a oportunidade e solicitamos a criação do Batalhão de Polícia Militar de Turismo (BPTur) para nossa cidade, já que Alcântara é um polo turístico muito frequentado e precisamos melhorar essa questão da segurança pública em nossa cidade. Já avançamos bastante e vamos avançar ainda mais”, destacou o prefeito.
Para o subsecretário de Segurança Pública do Maranhão, Saulo de Tarso, é necessário que os prefeitos tomem iniciativas como a que Anderson Wilker fez na manhã desta sexta-feira (05). “É sempre importante a gente manter esse contato com os prefeitos do Maranhão, sobretudo dialogando a questão da segurança pública dos municípios. Alcântara tem uma Guarda Municipal montada e tem uma dinâmica de desenvolvimento na área de prevenção à violência muito forte desenvolvido pelo prefeito Anderson Wilker, e aqui mais uma vez ajustando ainda mais o contato para fortalecer essa parceria através de um Termo de Cooperação, onde vamos consolidar essa parceria e com a possibilidade de trazer membros da Guarda Municipal para uma capacitação dos profissionais e reestrutura a Polícia Militar na cidade de Alcântara, fazer como foi feito em Barreirinhas com uma Unidade de Policiamento de Turismo, já que o fluxo de turismo em Alcântara está se consolidando e vai precisar de maior segurança. Vamos conversar com o povo e levar o seguimento do Pacto pela Paz e implantar o Conselho Comunitário pela Paz”, destacou Saulo.
Anderson Wilker lembrou da importância da Audiência Pública que será realizada em Alcântara, dia 11 de maio para debater o Pacto pela Paz e a formação do Conselho Comunitário do Pacto pela Paz, em que será eleito um grupo de 7 a 25 pessoas para formação do Conselho. Para compor o Conselho Comunitário Pela Paz, os conselheiros eleitos passarão por formação e receberão uma carteira, documento que os habilita a exercer as atividades do conselho em Alcântara.
PACTO PELA PAZ
É papel dos Conselhos Pela Paz promover palestras e outras atividades que promovam a cultura de paz e a prevenção da criminalidade. Os primeiros conselhos foram implantados em São Luís e o programa se expande para outras cidades maranhenses. Alcântara será a próxima a formar o Conselho durante Audiência Pública.
O governador Flávio Dino instituiu, por meio da Lei nº 10.387, de 21 de dezembro de 2015, o programa Pacto Pela Paz, visando reduzir os índices de criminalidade por meio de ações preventivas e educativas, em uma parceria da polícia com a comunidade.