INFRAESTRUTURA

Prefeito de Bequimão-MA solicita construção da Barragem Maria Rita ao vice-governador Carlos Brandão

Na passagem por Bequimão, vice-governador sobrevoou a região e reconheceu a importância da obra para a Baixada Maranhense

Aproveitando a visita do vice-governador Carlos Brandão a Bequimão, o prefeito de Bequimão e presidente do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense, João Martins, endossou o pedido dos municípios que compõem o Consórcio da Barragem de Maria Rita, para que o Governo do Estado construa os seis quilômetros restantes da estrutura e recupere o trecho que já foi construída.

Na passagem por Bequimão, Brandão sobrevoou a região ao lado do prefeito João Martins e do secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto. Na oportunidade, o vice-governador do Maranhão reconheceu a importância da obra para a Baixada Maranhense e garantiu que não poupará esforços para que ela seja concluída.

“Já temos uma parte da barragem feita e a outra parte vamos fazer o estudo da viabilidade socioeconômica. Assim que tivermos o orçamento, vamos discutir o assunto a nível de governo, para liberar esse recurso, porque entendo que a construção da barragem] é muito importante para a região”, destacou o vice-governador Carlos Brandão.

A estrutura vai ligar Bequimão a São Bento, além de beneficiar outros municípios da Baixada Maranhense, como Palmeirândia, Bacurituba e Cajapió. Três mil agricultores que vivem da pesca, do plantio e da criação de animais, na região dos campos inundáveis, serão beneficiados com a obra.

A construção da Barragem de Maria Rita foi iniciada ainda na gestão do ex-prefeito Zé Martins. Na época, chegaram a ser construídos seis dos 12 km da extensão total da estrutura, segundo o prefeito João Martins.

“Os seis quilômetros existentes de barragem foram construídos ainda no primeiro mandato do ex-prefeito Zé Martins. Agora, a outra parte precisa ser construída e essa, que já existe, deve passar por reparos, como forma de garantir água o ano todo, para que moradores da região possam produzir. Vamos envidar todos os esforços necessários para cumprir mais esse compromisso que é a construção da Barragem de Maria Rita”, garantiu ele.

Articulação

Desde fevereiro, o prefeito João Martins começou a buscar o apoio dos prefeitos dos municípios da região, para que a obra pudesse se tornar realidade. O prefeito de Bequimão esteve em São Bento e Peri Mirim onde discutiu o assunto com os prefeitos dos municípios. Em São Bento também participou do encontro a prefeita de Bacurituba, Letícia de Sibá.

Durante a visita, o prefeito João Martins destacou os benefícios que a obra vai gerar para os municípios da Baixada Maranhense. E, então, logo foi dado início à elaboração de uma proposta técnica para ser apresentada ao Governo do Maranhão e, posteriormente, articulada uma reunião entre os prefeitos interessados na construção da barragem.

O encontro aconteceu no mês seguinte. Na oportunidade, o prefeito de Bequimão reuniu, em documento, as assinaturas dos prefeitos de São Bento, Peri-Mirim e Bacurituba e do vice-prefeito de Alcântara, solicitando a construção da Barragem de Maria Rita ao Estado. O documento foi entregue ao secretário adjunto da Agricultura Familiar, Ivaldo Rodrigues, durante visita ao município de Bequimão.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo