SAÚDE

Prefeitura de Alcântara e Governo do Estado realizam teste rápido para Covid-19

Foram beneficiados com a testagem; os polos Cujupe, São João do Cortes e Peroba

A Prefeitura de Alcântara-MA, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) e Vigilância Sanitária, em parceria com a Secretaria de Estado da Igualdade Racial (SEIR), realizaram teste rápido para covid-19 nas regiões quilombolas.

De acordo com o Dr Helton Robert (diretor e coordenador da VISA em saúde), foram realizados 69 testes, desses, 27 testes deram positivos para anti corpos igG. Os testes realizados foram com kit de testagem para anti corpo M ou igM e anti corpo G ou igG, sendo que as 27 pessoas com resultado positivo, só apresentaram o anti corpo G, isso quer dizer que não transmitem o vírus corona (covid-19). Segundo Helton, alguns desses pacientes, começaram a apresentar os sintomas há mais de 60 dias e os testes foram realizados somente no mês setembro.

DOS RESULTADOS

Os resultados positivos entram no Boletim Epidemiológico para nível de informações. Por não mais transmitirem o vírus os pacientes são dados como curados. No último dia 15 de setembro, as 27 pessoas saíram da condição de ativos para curados. Ainda existe notificações para serem lançadas no sistema da esfera federal e estadual, e possa que o número de casos positivos (não transmissíveis), apareça positivo (ativos).

A fábrica de fake news tem atrapalhado o trabalho de combate ao Covid-19 em Alcântara. Algumas pessoas de má fé tentam atrapalhar o serviço realizado pelos profissionais de saúde. Agora fica a pergunta: onde está escrito que o município de Alcântara recebe por casos confirmados para covid? Lamentável ler algo desse tipo!

SOBRE AS NOTIFICAÇÕES

Todos as notificações estão em posse da vigilância sanitária, para acompanhamento e monitoramento dos casos positivos (ativos), como também em casos suspeitos. É uma falta de respeito de meia dúzia de gatos pingados em desmerecer o trabalho da equipe da vigilância em saúde, da secretaria de saúde, prefeitura e estado que levam garantias de cuidados aos alcantarenses.

PARCERIA ENTRE ESTADO & MUNICÍPIO

O Estado solicitou ao município de Alcântara que indicasse os polos que necessitavam dessa testagem. O Estado tinha preferência em polos que tivessem áreas mas distantes. Os indicados pela Prefeitura de Alcântara foram: Cujupe, São João do Cortes e Peroba. Segundo a prefeitura, nesses povoados a equipe do estado formada por médicos, enfermeiros e a secretaria da Igualdade Racial foram fazer a testagem, e o foco principal foram os quilombos.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo