ALCÂNTARA

Prefeitura de Alcântara realiza Semana Municipal do Meio Ambiente

A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Sustentabilidade

Com o tema “Pequenas atitudes, grandes resultados”, a Prefeitura de Alcântara, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Sustentabilidade (SEMMARS), vai realizar, de 7 a 10 de junho, a Semana Municipal do Meio Ambiente. A programação é bastante ampla e inclui exposição, lançamento de projetos e ‘entrega’ da Fonte da Mirititiua. O objetivo do evento é conscientizar as pessoas quanto ao uso racional dos recursos naturais, quanto à preservação e manutenção do meio ambiente.

Oficialmente, a semana foi aberta no dia 7, com palestra no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, e uma apresentação pelos membros do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA), executado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) sob a coordenação da Escola Ambiental do Estado do Maranhão.

Durante todo esse período será apresentado ao público o projeto Gestão Sustentável, por meio do qual a SEMMARS pretende instruir os servidores quanto ao uso de papeis, copo descartáveis, economia de energia, de água, dentre outros. “No caso dos copos, vamos mostrar que se a Prefeitura economiza na compra desse produto, o dinheiro poderá ser utilizado em outras áreas”, explica o secretário de Meio Ambiente do Município, Jefferson Horley.

O lançamento da campanha “Alcântara sem Queimadas” é um dos momentos mais aguardados da Semana Municipal do Meio Ambiente. “Estamos saindo do período chuvoso, entrando no da estiagem, período em que aumenta o número de queimadas e de fumaças. Neste caso, as ações serão realizadas ao longo do período de estiagem”, afirma Jefferson Horley.

A semana será encerrada com uma ação na Fonte da Mirititiua, que vai ser “entregue” à população no dia 9 de junho. “No mês de maio realizamos uma série de ações . A primeira ação de limpeza aconteceu dia 10 de maio, as demais nos dias 17,24 e 31. Queremos entregar a fonte pintada e limpa. A ideia é resgatar os valores e a história do local”, pontua o Secretário.

Na praça da Matriz, onde acontece parte da programação da semana, o alcantarense e quem mais visitar a cidade, poderá participar da exposição de material reutilizável e saber mais sobre a SEMMARS no estande da secretaria que será montado no local. Além disso, os visitantes poderão pensar sobre como as pequenas atitudes podem causar grandes impactos. Plantar uma árvore, por exemplo.

Por Ascom/Prefeitura

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo protegido!!!