EDUCAÇÃO

Prefeitura de Bequimão lança Busca Ativa Escolar 2021-2024

Prefeito João Martins força compromisso no combate à evasão escolar

A Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), lançou nesta segunda-feira (2) o novo ciclo do Busca Ativa Escolar no âmbito municipal. A estratégia foi repactuada junto ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) pelos próximos quatro anos. O ato de readesão do município ao programa foi realizado na Escola Minas Gerais e contou com a presença de servidores da educação, secretários e representante da Câmara Municipal de Vereadores de Bequimão. O vice-prefeito Sidney Nogueira (Magal) também participou da cerimônia, representando o prefeito João Martins, que cumpre extensa agenda de compromissos fora do município em busca de parcerias e investimentos para benefício da população bequimãoense.

Na abertura do evento, o secretário de Educação, Professor Zeca, explicou que o Busca Ativa Escolar é uma iniciativa composta por metodologia social e ferramenta tecnológica, disponibilizadas gratuitamente a estados e municípios. O objetivo é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão escolar.

“A gente cria assim uma rede proteção, com diferentes representações, onde cada um desempenha um papel específico que fortalece essa causa. É do conhecimento de todos que a educação é capaz de transformar a história de muitos. Mudou a nossa. Enquanto professores, temos como missão buscar alunos, cativá-los a descobrir os seus talentos e desenvolvê-los. Por trás de cada aluno, existe uma história que não conhecemos e um ou mais motivos para o abandono. Vamos descobrir e ajudá-los a superar as barreiras que os impedem de estarem envolvidos no processo de ensino e aprendizagem”, conclamou o secretário de Educação de Bequimão, Professor Zeca.

Por meio da Busca Ativa Escolar, Bequimão tem desenvolvido e implementado políticas públicas que contribuem para a garantia de direitos de meninos e meninas. O programa tem mostrado resultados significativos desde que foi implantado no município, como destaca a gestora da Escola Minas Gerais.

“É uma estratégia que a gente utiliza desde o ano passado e funciona. Podemos falar por experiência própria. Aqui na Escola Minas Gerais, por exemplo, estávamos com 30 alunos que não estavam comparecendo à escola para buscar as atividades. Atualmente, estamos com apenas três afastados das atividades escolares. Então, identificamos esses casos e já iniciamos os trabalhos para solucioná-los, indo até as famílias para conscientizá-las sobre a importância dos alunos continuarem estudando em meio à pandemia.“, contou Lourdinete Paixão.

No dia que marcou a retomada oficial das atividades do programa em Bequimão, também foi realizada uma caminhada pelas principais ruas e avenidas da cidade, com o objetivo de alertar a população sobre a importância do combate à evasão escolar. “A realidade no Brasil, em decorrência da pandemia, é de muitas crianças fora da escola. E o lema do Busca Ativa é exatamente o contrário disso: ‘Fora da escola não pode’. E é com esse mesmo objetivo que estamos aqui hoje, reunidos, buscando chamar a atenção da nossa população para a importância de combater a evasão escolar”, enfatizou o vice-prefeito de Bequimão, Sidney Nogueira (Magal).

Também participaram do lançamento do Busca Ativa Escolar o secretário de Assistência Social, Josmael Castro; o secretário de Igualdade Racial, Fábio Silva; a secretária adjunta de Saúde, Danielle Soares; e o vereador Professor Ivaldo, representando a Câmara de Vereadores de Bequimão.

O programa reúne representantes de diferentes áreas, fortalecendo, dessa forma, a rede de proteção. Cada secretaria e profissional tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola ou em risco de abandono, até a tomada das providências necessárias para seu atendimento nos diversos serviços públicos, sua (re)matrícula e sua permanência na escola.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo