BEQUIMÃO

Prefeitura de Bequimão reúne com moradores da comunidade Suassuí

O encontro serviu para debater tema como: "Ancestralidade e Territorialidade na construção da cidadania"

A prefeitura de Bequimão, por meio das secretarias municipais de Promoção da Igualdade Racial e Cidadania e Participação Popular, em parceria com o Movimento Quilombola de Bequimão (MoqBeq) e Fórum Carajás, realizou um encontro na última quarta-feira (06/04), com moradores da comunidade quilombola Suassuí, localizada na região norte do município.
Pode ser uma imagem de 5 pessoas, pessoas sentadas, pessoas em pé e ao ar livre
Durante o encontro que contou com presença dos secretários municipais Edmilson Pinheiro e Fábio Silva, foi discutido e trabalhado, tema como a “Ancestralidade e Territorialidade na construção da cidadania”. Outros temas foram abordados, como: as tradições culturais repassadas de pai para filho, a ancestralidade que liga o mais novo ao mais velho da comunidade e demais questões de cunho sociológico e educacional.
Pode ser uma imagem de 6 pessoas, pessoas em pé e ao ar livre
A atividade abordou as origens da comunidade e os saberes tradicionais. Os temas foram abordados sempre considerando os direitos constitucionais dos quilombolas e a construção de uma cidadania plena. As questões do território quilombola de Suassuí e a luta pela regularização fundiária, também foi pauta do encontro.
De acordo com o secretário municipal de Cidadania e Participação Popular, Edmilson Pinheiro, a Associação quilombola foi orientada sobre os próximos passos a serem seguidos junto aos órgãos fundiários.
Pode ser uma imagem de 13 pessoas, pessoas em pé, ao ar livre e texto que diz "MODBEQ"
Segundos os secretários Edmilson Pinheiro e Fábio Silva, assa iniciativa será replicada em outras comunidades quilombolas do município de Bequimão. De acordo com Edmilson e Fábio, o comprometimento da atual gestão João Batista Martins com as comunidades tradicionais será mantido.
Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo protegido!!!