INFRAESTRUTURA

Prefeitura executa obras para melhorar infraestrutura no Centro Histórico

O Programa de Revitalização do Centro Histórico de São Luís visa a requalificação de espaços públicos que integram a parte histórica da cidade

A Prefeitura Municipal de São Luís segue com as obras de melhoria de acesso às áreas do Centro Histórico da capital. As equipes fazem o serviço de recuperação do calçamento nas ruas Ladeira do Comércio e na Travessa Boaventura. Os trabalhos estão sendo executados pela Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe) e a Fundação Municipal do Patrimônio Histórico (Fumph).

Desde a semana passada, passaram a vigorar as intervenções urbanísticas em diversos pontos, iniciando na Travessa Boaventura e em outros locais da Praia Grande. A orientação de interdição e o disciplinamento das rotas de desvios do trânsito no local e no entorno estão sendo feitas por agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). A previsão é que os serviços tenham duração de 30 dias.

“As melhorias estruturais no Centro Histórico de São Luís têm como objetivo garantir a todos o direito de se locomover com autonomia. Ao mesmo tempo em que estamos focados em entregar soluções e serviços que melhorem a acessibilidade e a mobilidade a todos os cidadãos, também estamos atentos à preservação do patrimônio histórico. Nosso compromisso é entregar uma cidade melhor para a população, conforme determinação do prefeito Eduardo Braide”, afirmou a secretária de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais, Verônica P. Pires.

Os trabalhos iniciaram com a preparação e organização do canteiro de obras e mobilização dos materiais e insumos para a reforma, e seguirão agora com as intervenções nas ruas com a reforma das passagens elevadas, bueiros e bocas de lobos. No local, as equipes fazem a retirada do asfalto, troca do paralelepípedo, alargamentos das calçadas e diminuição do leito carroçável.Para Tatyana Medeiros, coordenadora geral do Programa de Revitalização do Centro Histórico de São Luís, “a obra permitirá que a área seja frequentada por todos, independente das suas limitações. Estamos iniciando um processo de inclusão social na região da Praia Grande, fomento do turismo e das relações sociais em nossa capital. As ações fazem parte do Programa de Revitalização do Centro Histórico de São Luís, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)”.

Acessibilidade

A obra no Centro Histórico de São Luís visa levar acessibilidade na região de tombamento patrimonial histórico da área federal, no perímetro considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco e no limite de atuação do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Governo Federal.

O projeto contempla a implantação de rotas acessíveis com a construção de rampas, travessias elevadas de pedestres, reparos e alargamento de passeios, implantação de mobiliário urbano (bancos, lixeiras, bicicletários), reformas de banheiros para torná-los acessíveis, sinalização vertical e horizontal e paisagismo.

Sobre o Programa de Revitalização do Centro Histórico

O Programa de Revitalização do Centro Histórico de São Luís visa a requalificação de espaços públicos que integram a parte histórica da cidade. As ações compreendem reformas e trabalho socioambiental em toda a área anunciada pelo Município, o que contribuirá para o desenvolvimento sustentável do local com a oferta de projetos e atividades estratégicas que surgirão com a revitalização urbana, cultural, socioeconômica e de habitação.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo