MARANHÃO

Programas Ponto Continuando e Ponto & Vírgula lideram audiência entre os programas de Resenha Política no Rádio FM

A liderança é do programa Ponto Continuando, mas o Ponto & Vírgula já cheira o cangote ocupando a segunda colocação

O rádio brasileiro teve mudanças radicais com a migração do AM para o FM. A programação radiofônica mudou, os estilos, também. O jornalismo passou a ser mais comentado, analítico, informativo e opinativo. Quem saiu na frente com esse tipo de resenha, acabou conquistando uma fatia maior na preferência do público. A prova está aí. Uma pesquisa feita pelo Instituto DataIlha, mostra os resultados e não surpreende quem acompanha esses programas.

O programa Ponto Continuando, apresentado pelos jornalistas Clodoaldo Corrêa, Gláucio Ericeira e Rogério Silva – contando, ainda, com a colaboração do radialista Henrique Pereira – é líder de audiência entre as resenhas de política no Rádio FM que tratam dos bastidores da política. Já o programa Ponto & Vírgula, apresentado por Ricardo Marques, Leandro Miranda e Waci Freitas (Imperatriz), vem logo na segunda colocação, mostrando que esse estilo de jornalismo agrada os maranhenses.

Foi o que atestou pesquisa do Instituto Data Ilha, realizada nos municípios de São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, na região metropolitana, nos dias 24 e 25 do mês passado.

Foram entrevistados 832 ouvintes, estratificados por cidade, bairros, gênero, faixa etária, grau de escolaridade, renda e religião.

De acordo com o levantamento, cujos números ganharam publicidade nesta terça-feira (26) na imprensa, 15,3% dos ouvintes disseram acompanhar, de segunda a sexta-feira, das 19h às 20h, o Ponto Continuando, que estava na Rádio Educadora e migrou para Rádio 92.3 FM.

Em seguida aparece o Ponto e Vírgula, com 13,7% e que vai ao ar das 18h às 19h, na Difusora 94,3 FM e na própria 92.3. Em terceiro está o Xeque Mate, da Mais FM, com 11,8%. O programa Tá na Pauta, da Nova FM, foi citado por 7,5% dos entrevistados. Em último lugar aparece o Questão de Ordem, também na Nova FM, com 4,3%.

Por horário – Quando o questionamento foi feito pegando como critério o horário de exibição, o Ponto Continuando, mais uma vez, mostrou-se liderando.

 7,5% disseram ouvir a resenha das 19h às 20h. Apenas 2,8% afirmaram acompanhar o concorrente, o Questão de Ordem.

O Ponto e Vírgula lidera no horário das 18h às 19h com 7,8% da preferência dos ouvintes. Em seguida aparecem o Xeque Mate (5,5%) e Tá na Pauta (4,7%).

O Ponto Continuando iniciou em 2017, na Rádio Mais FM, e é o segundo mais antigo programa radiofônico de resenha política do Estado. O mais antigo é o Ponto 7 Vírgula, programa mais perseguido por políticos que não concordam com as opiniões, análises e comentários de quem realmente entende do assunto.

Por Gláucio Ericeira

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo protegido!!!