ELEIÇÕES

PT oficializa candidatura de Fernando Haddad à presidência

Com aval de Lula, Haddad é oficializado candidato à presidência na disputa eleitoral

O Partido dos Trabalhadores (PT) anunciou na tarde desta terça feira (11) que Fernando Haddad é o candidato do partido a disputar a eleição na corrida presidencial. Com isso, Haddad sai do posto de vice e em seu lugar entra Manuela D’Àvila (PCdoB). A deputada havia integrado a chapa para ser vice nas situações em que tanto Lula quanto Haddad fossem candidatos, de forma que Haddad cumpriria o papel de representante de Lula, estratégia que se assemelha as eleições de 1973 na Argentina.

Naquela ocasião, Juan Domingo Perón estava preso durante a ditadura do general  Alejandro Lanusse. A estratégia de Perón de dentro da prisão foi escolher um representante, o qual escolheu Hector Campora com o slogan “Campora ao Governo, Perón ao Poder”. Campora governou durante 49 dias, tempo suficiente para indultar presos políticos e renunciou, abrindo novo processo eleitoral.

Porém, a decisão do Tribunal Superior Eleitoral impediu Lula de oficializar candidatura, do qual as determinações do comitê da Organização das Nações Unidas (ONU) para que Lula pudesse concorrer as eleições não foram atendidas pelo Estado brasileiro.

O anúncio foi feito em frente à Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde Lula está preso desde 7 de abril e cumpre pena de 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso da Lava Jato envolvendo o triplex em Guarujá (SP).

Fernando Haddad é ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo. É formado em Direito, Mestre em Economia e Doutor em Filosofia, todas pela Universidade de São Paulo (USP). Em recente pesquisa pelo Instituto Datafolha, Haddad subiu de 4% para 9% na preferência do eleitorado.

Com informações de G1

 

Aquiman Costa

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo (2015) e Pós-Graduado em Assessoria de Comunicação (2018), ambos pela Faculdade Estácio de São Luís.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close