ELEIÇÕES

Datafolha: Ciro e Haddad são os que mais crescem em intenções de voto

Pesquisa divulgada nesta segunda feira (10) mostra crescimento de Ciro e Haddad e vitória no segundo turno contra Jair Bolsonaro

Uma pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta segunda feira (10) mostra que o candidato Jair Bolsonaro (PSL), mesmo após a agressão, cresceu 24%. O número mostra que Bolsonaro cresceu apenas dentro da margem de erro (dois pontos percentuais), que antes estava em 22%, segundo pesquisas anteriores do Instituto.

Os candidatos que mais cresceram, contudo, foram Ciro Gomes (PDT) e Fernando Haddad (PT) nas simulações de primeiro turno. Ciro aparece com 13% comparados com os 10% da pesquisa anterior e Haddad cresceu de 4% nas pesquisas anteriores (em simulações caso Lula pudesse concorrer) para 9%, portanto um aumento de 5 pontos percentuais. Porém, Haddad ainda não foi oficializado candidato pelo PT, algo que deve ocorrer ainda nesta terça feira (11) por determinação da justiça em relação a candidatura de Lula. Ainda no primeiro turno Geraldo Alckmin (PSDB) permanece com 10% e Marina Silva (Rede) cai de 16% para 11%.

A pesquisa ainda mostra que Bolsonaro é o candidato com maior rejeição, sendo que 43% dos entrevistados responderam que jamais votariam no candidato do PSL. Sua maior rejeição é entre mulheres (49%), entre os mais jovens (55%), entre eleitores com curso superior (48%) e no Nordeste (51%). 

No cenário de segundo turno Bolsonaro é derrotado por todos os candidatos. Alckmin e Marina registram 43% e Ciro registra 45% contra o percentual que oscilaria respectivamente, entre 34% e 37% de Bolsonaro contra o trio. Já Haddad ficaria tecnicamente empatado registrando 39% contra 38% do candidato do PSL.

A pesquisa foi realizada ainda na segunda feira (10) segundo informou o diretor do Datafolha, Mauro Paulino.

Com informações de Carta Capital

Aquiman Costa

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo (2015) e Pós-Graduado em Assessoria de Comunicação (2018), ambos pela Faculdade Estácio de São Luís.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close