COLUNA JF

Rádio Difusora AM completa 69 anos de história. Após migração virou Difusora News FM

Grupo Difusora de Comunicação atualmente está sob a direção do radialista e empresário Léo Felipe

O Sistema Difusora de Comunicação, conglomerado formado por rádios, tvs e portal de notícias, vive talvez o melhor momento de sua história em seus quase 70 anos de existência a serviço dos maranhenses. Tendo como a radio Difusora AM 680 KHZ a primeira emissora do grupo, hoje Difusora News 93,1 MHZ, após a migração, o sistema viveu altos e baixos, trocou de proprietários por várias vezes, mas nunca deixou se ser querida e respeitada pelos maranhenses.

Fundado em 29 de outubro 1955 pelos irmãos Raimundo Bacelar e Magno Bacelar, após um desentendimento com o governo do Maranhão à época, o Grupo Difusora já nasceu gigante, reunindo grandes comunicadores e conquistando o carinho e confiança dos maranhenses. Nesses 69 anos a Difusora AM passou por várias fases, inclusive de arrendamento a Igreja Universal.

Com tanto sucesso da rádio Difusora AM 680, os irmãos Bacelar inauguraram a TV Difusora em 09 de novembro de 1963, emissora afiliada a TV Globo à época, hoje SBT. Em 22 de agosto de 1979, Bacelar inaugura a rádio Difusora FM, sendo a primeira emissora de rádio em Frequência Modulada do Maranhão e atualmente líder absoluta em audiência. Por muitos anos o Sistema Difusora foi a segunda maior empresa de Comunicação do Maranhão, mas isso já mudou.

MUDANÇA DE DONOS

Em 1988, a Difusora FM, bem como as demais emissoras do Grupo Difusora de Comunicação, foram vendidas por Magno Bacelar para o então governador do estado Epitácio Cafeteira, em função de um suposto golpe midiático dado por José Sarney, Presidente da República, para que Bacelar perdesse as eleições para senador e vendesse seus meios de comunicação aos seus aliados, puramente por estar enfrentado uma grave crise financeira.

Mas o governador Cafeteira não teria conseguido administar o grupo Difusora como imaginou e acabou vendendo o conglomerado de emissoras ao então ex-deputado e jornalista Edison Lobão, que colocou nas mãos de seu filho, Edison Lobão Filho (Edinho Lobão), a administração do Sistema Difusora de Comunicação, que incluia as rádios Difusora AM e FM, além da TV Difusora.

Já nas mãos da família Lobão, a Difusora FM perde a liderança de audiência para a Cidade FM em 1996, após modificação de parte da programação. Segundo pesquisas da época, a emissora mantinha apenas audiência com o programa Sucessos da Manhã, comandado por Léo Felipe, atualmente diretor presidente do Grupo Difusora de Comunicação.

MUDANÇA DE DIREÇÃO

No ínicio da década de 2000, a programação do Grupo Difusora passou a ser dirigida por Paulinha Lobão, esposa de Edinho Lobão, que também era locutora e apresentava o programa Deixa Rolar Happy Hour. Várias reformulações foram promovidas na emissora e na programação, com a saída de execentes locutores e a contratação de novos comunicadores. Porém, a Difusora FM não conseguiu recuperar a audiência e Difusora AM foi arrendada para a Igreja Universal. A Poderosa AM 680 KHZ caiu no esquecimento dos maranhenses e a 94,3 MHZ passou a figurar em posições mais baixas no ranking de audiência, sendo superada por concorrentes como a Mais FM 99,9 MHZ, que passou a ser gerenciada por Léo Felipe e Nódson Júnior, que haviam deixado a Difusora FM.

ARRENDAMENTO DO GRUPO DIFUSORA

Faturando pouco, perdendo auduiência, vendo as emissoras do grupo cada vez mais sucateadas e caindo no ostracismo, Edinho Lobão resolveu arrendar a Difusora. Em 2016, pensando em dar um passao mais alto na política, visando o Palácio dos Leões, o senador Weverton Rocha teria arrendado o Sistema Difusora de Comunicação, mas nunca houve confirmação oficial. Sem muito afeto com o rádio, Weverton colocou alguns curiosos para gerenciar a  Difusora FM, por exemplo, e no mesmo ano, a 94,3 estreiou o programa de debates, análises e opniões sobre político batizado de Ponto & Vírgula, apresentado por Marcelo Minard, Leandro Miranda e Frederico Luiz.

Em fevereiro de 2017, mais uma vez a grade de programação da Difusora FM foi completamente reformulada, com a chegada dos locutores Aécio Macchi, Karol Sampaio, Márcio Rodrigo, Danilo Quixaba, Silvana Lobato e Paulo Negrão. Além das alterações, alguns dos programas passaram a ser retransmitidos também em Imperatriz através da Difusora Sul FM.

Ainda arrendada ao senador Weverton Rocha, o Grupo Difusora ainda levou para sua grade de programação no rádio e tv, os comunicadores Keith Almeida, Jeisael Marx, Nodson Júnior, Kely Ferreira, Waleska Furtado, Ricardo Marques, John Cutrim, Klaytinho, Odair Júnior, entre outros profissionais. Com mudança de comando após a compra por Willer Tomaz, mudanças aconteceram, mas o objetivo principal, não foi alcançado pela empresa.

MIGRAÇÃO DO AM PARA O FM & NOVO DONO

Em 17 de setembro 2017 a Difusora AM 680 LHZ foi liquidada após migração passando a ser chamada de Nova FM 93,1 MHZ e sendo comandada por Paulinha Lobão. Com a chegada da Nova FM, Edinho Lobão que já havia arrendado as demais emissoras do Grupo de Difusora, resolveu passar em definitivo todos os veículos do conglomerado, vendendo-os ao grupo de empresários, que arematou tudo.

ARRENDAMENTO E VENDA DA NOVA FM

A vida da Nova FM nas mãos de Paulinha Lobão durou pouco mais de 5 anos. Sem o faturamento esperado e com uma programação que não caiu nas graças dos maranhenses, a emissora logo foi arrendada a um grupo ligado ao Presidente da Câmara de Vereadores de São Luís, Paulo Victor. Mas também durou pouco a nova gestão da emissora.

Hospedada no prédio do Grupo Difusora pertencente ao novo dono, a Nova FM teria um prazo para mudar de endereço. Mas, o que de fato aconteceu foi que a emissora que era o xodó de Paulinha Lobão, acabou mudando de dono, já que o grupo de empresários viu como uma oportunidade de negócio e acabou comprando a Nova FM de Lobão Filho em março de 2023. Ataulmente a antiga Nova FM é a atual Difusora News FM 93,1 MHZ.

CHEGADA DE LÉO FELIPE PARA PRESIDIR O GRUPO DIFUSORA

Após deixar o Grupo Difusora no início da década de 2.000, para comandar a rádio Mais FM, onde ficou por mais de 20 anos, o radialista e empresário Léo Felipe, a convite do novo dono, voltou para o Sistema Difusora de Comunicação, mas desta vez para assumir o cargo de Superintendente, cadeira esta, que havia sido ocupada por vários profissionais, mas que não reuniram resultados esperados pelo dono da empresa.

Com a fama de bom gestor, por ter colocado no topo a desconhecida Mais FM entre as mais ouvidas de São Luís, sendo a rádio dos grandes eventos, Léo Felipe chegou com a responsabilidade de aplicar sua experiência em gestão de radiodifusão, na montagem de uma programação atrativa no Rádio e na TV, com o objetivo de aumentar o faturanto e colocar a Dufusora FM novamente na liderança da audiência.

Além de por em prática um projeto inovador dentro das emissoras, conectando as mídias analógicas ao digital, Léo Felipe também mexeu na infraestrutura da empresa (telhado, instalaçõesc eléticas e hidráulicas), construindo novos stúdios de rádio e tv, dando melhores condições de trabalho e mais conforto aos funcionários, além de estruturar com novos equipamentos todas as emissoras do grupo. Isso atraiu ouvintes e clientes, criando o fator humanização dentro da empresa, e os resultados aguardados por anos começaram a surgir em 2024.

Os resultados positivos de um trabalho árduo nos últimos dois anos, mostra o quanto trabalhar com planejamento, cortando gastos, elevando a qualidade dos produtos, faz do Sistema Difusora, com mais de 120 emissoras afiliadas espalhadas por todo estado, uma empresa de comunicação inovada e atraente.  Léo Felipe realizou mudanças pontuais em todos os seguimentos da empresa: administrativo, operacional, relações humanas, programção, comunicação, comercial e estrutural, inicialmente nas emissoras de São Luís, Imperatriz e Caxias.

O resultado de todo esse esforço, durante quase dois anos de trabalho, mostra uma empresa com aproximadamente 200 funcionários, centenas de clientes e toda direção satisfeitos. Isso qualifica o grupo difusora com milhões de ouvintes, como o Maior Grupo de Comunicação do Maranhão.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo