Sebrae-MA reforça sua atuação em Turiaçu-MA
Diversas ações estão sendo programadas para acontecer em Turiaçu ainda no primeiro semestre deste ano
A cidade de Turiaçu, na região do litoral ocidental maranhense, possui hoje, segundo dados da Associação Comercial do município, cerca de 1.300 empresas formalmente registradas. Desse número, pouco mais de 50% encontra-se em plena atividade, o que já é suficiente para conceder ao município importante papel na economia da região.
Outro grande potencial local é o agronegócio, e de olho nisso, um grupo formado por 25 pequenos empreendedores do campo do povoado Nova Caxias, zona rural do município, participaram recentemente do curso de associativismo e cooperativismo, promovido pelo Sebrae, por meio de sua regional em Pinheiro. O curso é uma demanda feita pelos próprios produtores locais, que buscaram o apoio da instituição.
O objetivo dos participantes foi conhecer detalhes de como funcionam as cooperativas e associações, e como é possível estruturar uma cadeia produtiva local voltada para a comercialização de suas produções. Com forte vocação nos segmentos da piscicultura, suinocultura, avicultura, bovinocultura, caprinovinocultura e horticultura, a cidade tem potencial para se estabelecer como importante polo produtor de alimentos do estado.
“Aqui nós esclarecemos dúvidas sobre o cooperativismo, porque muitos desconheciam como funcionava de fato uma cooperativa, depois desse curso a gente percebe que os companheiros passaram a encarar com mais seriedade e determinação essa missão. Não temos dúvida que muito em breve com o apoio do Sebrae nós estaremos com a nossa cooperativa constituída e gerando lucro para nossa comunidade”, afirmou João Paulo Jinkings Ribeiro, piscicultor e participante da capacitação.
Parceria com a Associação Comercial de Turiaçu
Durante a visita, o Sebrae Maranhão reuniu também com a Associação Comercial de Turiaçu (ACETU), para planejar ações que serão executadas em parceria com a instituição nos próximos meses, principalmente com enfoque no programa Comércio Brasil, que promove a aproximação entre empresas locais e dezenas de empresas em todo o estado, dentre compradoras e vendedoras.
De acordo com o presidente da ACETU, Orlando Magno Ribeiro, a parceria com o Sebrae irá atender um anseio dos empresários de Turiaçu. “Acreditamos que está parceria com o Sebrae trará muitos benefícios para o empresariado do município. Enquanto Associação Comercial, nós temos percebido que os empresários estão cada dia mais buscando conhecimento para aprimorar os seus negócios, e ninguém melhor do que uma instituição como o Sebrae para trazer esse conhecimento para eles”, garantiu Ribeiro.
O gerente substituto do Sebrae em Pinheiro, Breno Soeiro, garantiu que a instituição está de portas abertas para que parcerias exitosas sejam construídas em benefício da região. “A região do Litoral Ocidental maranhense é uma região com um enorme potencial de crescimento, por isso, precisamos estimular as empresas locais, e esse estímulo passa sobretudo pelo estabelecimento de parcerias, que viabilizem o desenvolvimento de programas como o Comércio Brasil e uma série de capacitações empreendedoras presentes em nosso portfólio, a exemplo das que serão promovidas em breve em Turiaçu”, garantiu Soeiro.