NOTÍCIAS

Seis partidos já confirmaram fusão

A fusão tem o intuito de evitar as consequências da clausula de barreira

Após o resultado final da eleição do ano passado, diversos partidos correm risco de ficar engessados por conta da clausula de barreira que exigiu a eleição de 9 deputados federais em 9 estados diferentes ou 1,5% dos votos válidos para a disputa proporcional. Buscando escapar das penalidades a ser impostas, seis legendas já acertaram seus processos de fusão. São eles: (PCdoB e PPL), (Patriotas e PRP), e (Podemos e PHS).

De acordo com o apurado, após as fusões vão ser mantidos os nomes e números do PCdoB (65), Patriotas (51) e Podemos (19). Assim na prática, os partidos PPL, PRP e PHS vão cair no esquecimento, mas é o preço que irão pagar para garantir a sobrevivência.

No Maranhão, as fusões trazem poucas consequências, afinal os partidos, apenas o PCdoB possui um número relevante de eleitos, dois federais e seis estaduais. Já o Patriotas, elegeu Júnior Marreca Filho e o Podemos, Aluísio Mendes.

Dentre os partidos que não alcançaram a clausula de barreira, três já anunciaram que não vão fazer fusões: DC, PMN e PSTU. Já PCB, PCO, PTC, PMB, PRTB e Rede, este último ainda está impedido de se incorporar com outro partido, pois tem menos de três anos que obteve registro no TSE.

Por Diego Emir

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo protegido!!!