A BOLA E O CRAQUE

Série B Rondoniense terá apenas 2 equipes e jogo único

A competição será a mais curta do futebol brasileiro em 2021

O campeonato mais surreal do futebol brasileiro em 2021 começa no próximo dia 15 de novembro. E termina no mesmo dia, pouco menos de duas horas após começar. O mais interessante é que os times já entrarão em campo com o acesso garantido à Série A do Campeonato Rondoniense 2022.

É a segunda divisão do Campeonato Rondoniense, que será disputado por apenas dois times: Genus, de Porto Velho, e Pimentense, de Pimenta Bueno.

Os dois foram os únicos clubes a se inscreverem na Série B do Rondoniense. O time da capital foi rebaixado da primeira divisão em 2021, ao lado do Ji-Paraná, enquanto o rival foi eliminado na primeira fase do Rondoniense de 2020.

Diante desta situação, a FFER (Federação de Futebol do Estado de Rondônia) definiu que o campeonato será decidido em um único jogo. E como há duas vagas para a primeira divisão de 2022, as duas equipes já estão promovidas.

Mas não seria mais fácil nem realizar o torneio? “Temos que respeitar a legislação, e com isso, teremos sim a disputa da nossa Segunda Divisão. Até porque é uma forma de valorizar os clubes que cumpriram todos os requisitos para estarem presentes nela”, argumentou Almir Belarmino Caetano, diretor-técnico da FFER.

Assim, Genus e Pimentense se enfrentarão no dia 15 de novembro, às 15h30 (horário local, 16h30 de Brasília), no estádio Aluízio Ferreira, em Porto Velho. Data e local foram definidos em comum acordo com os dirigentes das duas equipes.

Achou exótico? Pois vale destacar que a última vez que a segunda divisão rondoniense foi disputada foi em 2013, quando o União Cacoalense foi campeão – justamente por ser o único time inscrito na competição. Um ano antes, o torneio teve apenas Pimentense e Santos (Porto Velho), que se enfrentaram em dois jogos. Melhor para o time de Pimenta Bueno.

Para o presidente da FFER, Heitor Costa, a retomada da Série B do Campeonato Rondoniense merece ser exaltada. “Temos que valorizar os clubes que já estão na elite e parabenizar tanto o Genus quanto o Pimentense pelo respeito que tiveram em cumprir todos os trâmites para o retorno pela segunda divisão”, disse o dirigente.

“É importante salientar que o Estatuto do Torcedor não permite mais o convite de equipes para a primeira divisão”, reforçou.

Relembre os campeões (e eventuais vice-campeões) da segunda divisão do Campeonato Rondoniense:

  • 2005: Ulbra (Ji-Paraná) // Grêmio Esportivo (Espigão d’Oeste)
  • 2006: Jaruense (Jaru) // Ariquemes FC (Ariquemes)
  • 2007: Ariquemes FC // Rolim de Moura FC (Rolim de Moura)
  • 2008: Espigão (Espigão d’Oeste) // Shallon (Porto Velho)
  • 2009: Moto Clube (Porto Velho) // Ji-Paraná (Ji-Paraná)
  • 2010: Não disputada
  • 2011: Ji-Paraná (Ji-Paraná) // União Cacoalense (Cacoal)
  • 2012: Pimentense (Pimenta Bueno) // Santos (Porto Velho)
  • 2013: União Cacoalense (Cacoal)
  • 2014 a 2020: Não disputada

Por Emanoel Colombari 

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo