BEQUIMÃO

Thaynara OG prestigia VII Semana do Bebê Quilombola em Bequimão

A influenciadora digital Thaynara OG esteve em Bequimão, para acompanhar o segundo dia de atividades da Semana do Bebê Quilombola

Na última terça-feira (26), a influenciadora digital Thaynara OG esteve em Bequimão, para acompanhar o segundo dia de atividades da Semana do Bebê Quilombola. A mobilização social, inédita no Brasil, foi instituída pelo prefeito Zé Martins e tem impacto direto na vida de centenas de crianças nascidas nas comunidades quilombolas do município.

Durante a visita a Bequimão, Thaynara acompanhou a oficina de reanimação neonatal, ministrada pela presidente da Associação Maranhense de Pediatria, Dra. Marineia Vale, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Parteiras do município receberam orientações importantes sobre os procedimentos a serem adotados em partos ocorridos com menos de 34 semanas de gestação. A cada dez bebês, nove podem ser salvos pelas técnicas de reanimação, reduzindo significativamente os casos de mortalidade infantil relacionados à anoxia neonatal, que é a ausência ou diminuição do oxigênio no cérebro, durante o nascimento.

Na ação, foram capacitadas parteiras da sede e das comunidades quilombolas de Ramal do Quindiua, Santa Rita, Conceição e Rio Grande. Ao final da qualificação, elas receberam kits com equipamentos para facilitar o trabalho nas comunidades. Os instrumentos foram adquiridos por meio de recurso doado pelo “São João da Thay” ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Depois de deixar a sede do Creas, Thaynara OG seguiu para o Ramal do Quindiua, onde estavam sendo realizadas sessões do Cine Quilombo, consultas e a atualização das carteiras de vacinação, tendo como público alvo gestantes e crianças de 0 a 6 anos.

Para as atividades na comunidade, o prefeito Zé Martins mobilizou equipes das secretarias de Cultura e Igualdade Racial, Saúde, além de profissionais do programa Estratégia Saúde da Família (ESF). A ação também contou com o apoio da Fundação Josué Montello, Secretaria de Estado da Igualdade Racial (SEIR) e equipe JUVA.

Thaynara encerrou a sua participação na VII Semana do Bebê Quilombola com a oficina “Fios de Identidade”, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O workshop teve a proposta de estimular o empoderamento feminino e o protagonismo da mulher negra entre as meninas da comunidade quilombola Rio Grande.

“Eu e o @unicefbrasil retornamos a Bequimão pra acompanhar a Semana do Bebê Quilombola e ver o @saojoaodathay atuando nas comunidades. Sou imensamente grata por conseguir fazer a diferença na vida dessas pessoas por meio desse evento que é lindo e faz parte de um sonho. Ver o resultado de perto me dá uma injeção de ânimo pra não desistir. Então aqui vai meu muito obrigada a todos vocês que fizeram isso acontecer”, escreveu a influenciadora aos seus quase quatro milhões de seguidores.

A passagem por Bequimão permitiu a Thaynara acompanhar, na prática, a aplicabilidade de parte dos mais R$ 200 mil doados pelo “São João da Thay” ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), para aplicação em 180 municípios maranhenses. A instituição, assim como a Fundação Josué Montello, é parceira da Prefeitura Municipal de Bequimão na realização da Semana do Bebê Quilombola.

Ao destacar a presença da digital influencer na cidade, o prefeito Zé Martins disse que a iniciativa de Thaynara vem somar esforços na defesa do direito de meninos e meninas bequimãoenses à vida. Ainda segundo o prefeito, a parceria, por meio do Unicef, já apresenta resultados positivos em Bequimão.

“A iniciativa da Thaynara vem somar esforços para reduzir a mortalidade infantil no nosso município, por meio da Semana do Bebê Quilombola. Desde que a mobilização social foi instituída pela nossa gestão, o índice de óbitos infantis por causas diversas em Bequimão teve queda de 35%, segundo o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil, o DATASUS”, comentou Zé Martins em suas redes sociais.

Foto: Divulgação

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close