LEGISLATIVO

Tramita na Câmara de Vereadores de São Luís projeto de combate às Fake News

As notícias falsas são uma das ferramentas de influência política mais utilizadas na atualidade

Tramita nas comissões de Justiça e Orçamento, da Câmara Municipal de São Luís, o Projeto de Lei N°143/22, de autoria do vereador Dr. Gutemberg (PSC), que visa instituir no calendário local, o mês de conscientização, orientação e combate às Fake News.

Conforme a proposta, setembro deve ser o mês escolhido para a realização de palestras, debates, rodas de conversas e ações educativas em locais estratégicos e de fácil acesso à comunidade. Para a realização das ações, o projeto prevê celebração de convênios e parcerias com entidades sem fins lucrativos.

Fake News – Termo em inglês que significa, literalmente, “notícia falsa”. Notícias falsas são uma invenção, uma mentira ou uma distorção de um determinado fato que assume a aparência de uma notícia real com o objetivo de enganar as pessoas.

A justificativa do projeto frisa que as notícias falsas se tornaram uma das ferramentas de influência política mais utilizadas na atualidade. Por isso, o autor explica que um dos objetivos do projeto é dar visibilidade e propagar o tema, estimulando à reflexão sobre a propagação e reprodução desse tipo de mensagem.

“Com o intuito de ajudar a combater essa prática e dar mais lisura ao processo eleitoral, proponho um mês de conscientização no calendário oficial do Município de São Luís”, afirmou Gutemberg.

O documento destaca ainda outras iniciativas no mesmo sentido como o Conselho Consultivo sobre Internet e Eleições, instituído pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 7 de dezembro de 2017, que atuou nas eleições de 2018.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo