Turismo em Alcântara-MA cresce em janeiro de 2019
O turismo em Alcântara tem aumento de 30% nas férias de janeiro deste ano
O setor turístico de Alcântara comemora o crescimento da movimentação de visitantes durante o período de férias, em janeiro. No setor de hotelaria, por exemplo, houve crescimento de 30% de ocupação em relação ao mesmo período do ano passado.
Conhecida por seu amplo acervo arquitetônico e histórico, além de um conjunto de praias e ilhas com forte tradição cultural das comunidades quilombolas, a parceria entre o Governo do Maranhão e a Prefeitura de Alcântara tem garantido à cidade um número crescente de visitantes, com ampliação da infraestrutura de acesso, investimentos em ações de saúde, segurança e mobilidade urbana.
Para o empresário e guia turístico Nailton Lobato, o crescimento da movimentação turística também é fruto dos investimentos em promoção dos destinos maranhenses. “Temos percebido que, nos últimos anos, o fluxo de visitantes na cidade tem aumentado continuamente. Este ano estamos recebendo turistas com um crescimento de pelo menos 30% em relação a 2018, com uma movimentação excelente logo após o Réveillon”, afirma Lobato. “Nós atribuímos esse crescimento ao aumento da promoção turística do governo, com bastante presença nos meios digitais, redes sociais”, acrescenta.
O secretário adjunto de Turismo, Hugo Veiga, destaca as prioridades do Governo do Maranhão ao promover os destinos turísticos do Estado. “Além da oferta de preços competitivos, proporcionada pelo diálogo entre as instituições que cercam o turismo em São Luís, a promoção turística dos principais destinos em feiras tem aumentado o fluxo de turistas no estado”, disse. “A divulgação por meio de grandes mídias como revistas nacionais e ações em aeroportos, também, fortalece e gera resultados muito positivos”, acrescenta Veiga.
Investimento em mobilidade
Os representantes do setor de turismo na cidade elogiam as iniciativas da administração estadual para ampliar as condições de acesso à cidade histórica. Há duas semanas, o Governo do Maranhão entregou totalmente recuperado o novo Cais da Praia Grande, único modal de acesso marítimo à Alcântara. Na semana passada o governador Flávio Dino assinou o Projeto de Construção de um novo cais flutuante que garantirá acesso permanente ao município.
O novo cais permitirá a realização de viagens em qualquer momento da maré. Atualmente, o embarque e desembarque só é possível durante o período de cheia no Cais da Praia Grande. “A construção desse novo cais vai mudar demais a nossa realidade, gerar mais emprego, mais renda, aumentando o período de tempo de permanência do visitante, aumenta o consumo. Nós compramos alimentos dos quilombos para fornecer alimentação aos turistas, compramos farinha, peixe, frutas, isso faz girar a economia e beneficia a todos”, defende o empresário Nailton Lobato.
A secretária de Cultura e Turismo de Alcântara, Marcelina Serrão, também vê uma mudança ampla na atual realidade da cidade: “É uma obra que vai melhorar muito a potencialidade do turismo na cidade, com promoção de renda e melhoria da qualidade de vida. Uma parceria importante da prefeitura com o Estado e temos acompanhado todos os estudos feitos pela equipe do governo”. “Hoje, nosso principal atrativo é o city tour em função da maré. Tivemos um fluxo muito grande de turistas que se interessam muito pelas comunidades quilombolas, mas que atualmente só conseguem visitar o Centro Histórico”, acrescenta.
Para o empresário Claudio Diniz, dono de uma pousada na cidade, o novo cais vai garantir mais aquecimento para o setor. “Alcântara dispõe de 260 quartos em hotéis e pousadas, mas em função do fluxo da maré, 90% dos visitantes chegam e retornam para São Luís no mesmo dia, no chamado bate e volta. O projeto do Cais flutuante é antigo. Eu, que trabalho no setor há mais de 30 anos, sempre ouvi falar dessa ideia, agora esperamos que ela de fato se concretize”, disse.
Apoio às tradições
O Governo do Maranhão e a Prefeitura de Alcântara já iniciaram os preparativos para realização da Festa do Divino 2019, um dos maiores eventos de celebração religiosa do Estado, entre os dias 29 de maio e 9 de junho.
Para o vereador da cidade Haroldo Jr., o apoio do governo garante a expansão da celebração. “O governador Flávio Dino, desde o seu primeiro mandato, tem dado uma atenção superlativa para a cidade, apoiando intensamente a realização da festa do Divino, que é o maior festejo cultural-religioso da cidade e o festejo do Maranhão mais conhecido”.
O parlamentar, também, destaca a presença do governo em outras ações que beneficiam a cidade: “Temos recebido um apoio maciço do Estado para que nossas tradições se fortaleçam a cada ano atraindo mais visitantes nesse ciclo elevando nosso potencial”, avalia.
Atrações
Cercada por praias, ilhas desertas, serena e tranquila, Alcântara pode se orgulhar de ser, também, a mais importante cidade histórica da Amazônia. Seu casario colonial preservado e imponente e o silêncio de suas ruínas guardam reminiscências do passado.
Os atrativos começam logo na descida do barco, no Porto do Jacaré e subindo a ladeira de mesmo nome, que conduz ao coração da cidade onde estão o largo onde se encontram as ruínas da Igreja da Matriz, a antiga cadeia e o pelourinho, ícones máximos das sociedades coloniais e escravagistas brasileiras, as igrejas coloniais, fontes e os museus.
Todo o centro antigo pode ser visitado a pé. Tão importante quanto apreciar os monumentos é ouvir dos moradores ou guias turísticos locais, as histórias que tornam Alcântara ainda mais encantadora.
A natureza proporciona mais espetáculos, como as revoadas dos guarás, as praias e as ilhas. O tambor de crioula, as festas tradicionais, a gastronomia e o doce de espécie, também, estão na lista de coisas imperdíveis.
Como chegar
Do Cais da Praia Grande, em São Luís, saem embarcações todos os dias para Alcântara, em São Luís. Os horários dependem da maré. O telefone do Cais é (98) 3232-0692. Já via Ferry Boat tem viagem desde as 3h da manhã saindo do Porto da Espera. A volta via Porto de Cujupe, a última viagem sai às 22h. Contatos: (98) 3232-7259 (Servi Porto) ou pelo Site: www.serviporto.com.br e (98) 98142-7672 (Internacional Marítima) ou pelo Site: internacionalmaritima.com.br.
Por www.ma.gov.br