MARANHÃO

Uma semana após reajustar impostos, Carlos Brandão cria três secretarias para abrigar aliados

Maranhão é o estado mais pobre da federação e reúne 40 dos 50 municípios mais pobres do Brasil

Todo final de ano o governador do Maranhão costuma entregar aos maranhenses um presente grego. Este ano, já foram vários, e agora veio a sobremesa: Brandão criou movas pastas em sua gestão para abrigar aliados desempregados. O governador que deve Deus e o Mundo, vive de promessas e de passado.

Faltando poucos dias para o final de 2023, o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), criou três secretarias em um único dia na sua gestão. São elas: Secretaria de Estado Extraordinária de Políticas para as Comunidades – SEC, Secretaria de Estado Extraordinária de Representação Social – SRS e a Secretaria Extraordinária de Assuntos Legislativos. Todas as pastas irão abrigar aliados desempregados que ficaram de fora da boquinha.

No primeiro momento, durante a sessão realizada nesta quarta-feira, 13, na Assembleia Legislativa, deputados aprovaram, em 1º e 2º turno, o Projeto de Lei 676/2023 de autoria do Poder Executivo, que altera a Lei n° 11.976, de 11 de julho de 2023, que dispõe sobre a criação, no âmbito da Casa Civil. Ambas as pastas serão vinculadas ao órgão, onde utilizarão cargos, orçamento e estrutura.

Durante a votação, apenas o deputado Wellington do Curso votou contra a criação de mais secretárias, pastas que sobrecarregam um estado pobre, falido de pessimamente administrado pela família Brandão, já que o governador do Maranhão já nomeou medade dos parentes e quem não entrou na mamata do Palácio dos Leões foi alocado na Assembleia Legislativa do Maranhão.

No segundo momento, no entanto, no mesmo dia, o governo do Maranhão, por meio de uma Medida Provisória, criou a Secretaria de Estado Extraordinária de Assuntos Legislativos. Segundo o governo Carlos Brandão, a medida visa fortalecer a atuação do Poder Executivo na proposição e articulação de projetos de lei e demais temas normativos.

A nova secretaria estará vinculada à Secretaria de Estado de Articulação Política. De acordo com o texto da Medida Provisória, as competências específicas, atribuições, nomenclaturas e alocação de cargos e funções da Secretaria Extraordinária de Assuntos Legislativos serão detalhadas por meio de Decreto do Chefe do Poder Executivo, desde que não impliquem em aumento de despesas.

A medida provisória não foi apreciada pelos deputados; porém, foi publicada no Diário Oficial do Estado (Doema), e passa ter efeito de lei.

Fonte: Folha do Maranhão

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo