Wilson Witzel vai encontrar grana no caixa
Novo governador do Rio encontrará caixa para pagar salários de servidores
O próximo governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), encontrará o caixa do estado com saldo financeiro disponível de pouco mais de R$ 808 milhões. Os dados finais do exercício de 2018 foram divulgados pela Secretaria de Fazenda, na última sexta-feira (28).
De acordo com a pasta, a nova gestão não deverá ter dificuldades para pagar os salários de dezembro do funcionalismo estadual. Segundo a Fazenda, com o saldo da Conta Única e a estimativa de receitas que vão entrar no período os salários serão quitados no décimo dia útil de janeiro, ou seja, dia 15.
As estimativas da secretaria são de que a receita total até a data do pagamento seja de R$ 2,37 bi, já com descontos de repasses obrigatórios aos municípios, ao Fundeb e à Saúde.
A Fazenda destacou que, após um ano de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal, ao fim do 2º quadrimestre, o estado cumpriu limite legal da relação entre a despesa de pessoal e a Receita Corrente Líquida.
regularização
O secretário Luiz Cláudio Gomes destacou a regularização do pagamento dos salários: “Pagamos 15 folhas neste ano em vez de 13, incluindo o que devíamos de 2017. A contenção das folhas por conta das medidas do Regime de Recuperação Fiscal foi muito importante. É um resultado conjunto de contenção de despesa com crescimento da receita tributária”.
VOLTA AO PATAMAR
No período, segundo a secretaria, o índice ficou em 54,4%, abaixo do limite de 60% estipulado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A pasta informou que o Regime de Recuperação permitiu maior estabilidade nas finanças em 2018, em especial a regularidade da folha salarial. O pagamento de fornecedores registrou melhora.
Por O Dia