6ª Semana do Bebê Quilombola será aberta em Novembro em Bequimão-MA
O evento vai acontecer de 25 (domingo) a 30 (sexta-feira) de novembro nas comunidades quilombolas do município
A 6ª Semana do Bebê Quilombola no município de Bequimão será aberta dia 25 de novembro (domingo) e encerrará dia 30 do mesmo mês (sexta-feira), no município de Bequimão, localizado na Baixada Ocidental Maranhense. O evento contará com uma programação bastante diversificada, envolvendo as 11 comunidades quilombolas bequimãoenses.
Com o tema “O direito, a sobrevivência e o desenvolvimento da criança quilombola”, o evento vai atender as comunidades já certificadas pela Fundação Palmares, como Jurairaitá, Mafra, Ramal de Quindiua, Suassuí, Santa Rita, Ariquipá, Rio Grande, Sibéria, Pericumã, Conceição e Marajá.
Criada por lei municipal, a Semana do Bebê Quilombola foi motivada pelo Projeto de Lei nº 09/2013, de autoria do prefeito Zé Martins (MDB), que tem como estratégia a mobilização social com vistas a contribuir com a proteção, cuidado e desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos. O enfoque é, então, voltado à chamada primeira infância das crianças que vivem nas comunidades remanescentes de quilombo do município.
O evento é organizado pela prefeitura de Bequimão, através da Secretaria Municipal de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, com apoio da Fundação Josué Montello, Governo do Estado (Secretaria de Estado da Igualdade Racial – SEIR), Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA), Rádio Bequimão FM 106,3 MHZ e Unicef.
Toda a programação será divulgada na primeira semana de novembro nas redes sociais da prefeitura, Blog Tribuna de Bequimão e Portal G7, além de veículos de comunicação parceiros do evento.