BEQUIMÃO

Agricultores familiares de Bequimão recebem curso de horticultura

A qualificação foi resultado de uma parceria da Prefeitura, Secretaria de Agricultura, STTR e Agerp

Uma parceria entre a Prefeitura de Bequimão, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp-MA), realizou um curso de horticultura orgânica que capacitou 15 agricultores familiares no município de Bequimão.

 A capacitação visa melhorar e ampliar a produção saudável e orgânica de produtos para comercialização de alimentos livres de agrotóxicos com manejo de pragas e doenças, utilizando meios alternativos de prevenção de pragas e doenças. Após a qualificação dos agricultores, a tendência é melhorar a qualidade da produção para comercialização na feirinha Cinturão Verde, mercado local, porta em porta e pra os programas de aquisição de alimentos.

As orientações que parecem simples, foram repassadas de forma mais aperfeiçoada durante o Curso de Formação em Horticultura. Os agricultores receberam orientações técnicas sobre local de instalação das hortas, preparo do terreno, correção de solo, espécies de hortaliças e formas de plantio, voltadas para modelos de hortas agroecológicas, destinados ao consumo próprio e geração de renda destas famílias, com a comercialização dos produtos em mercado especializado.

De acordo com o gestor regional da Agerp, Rodrigo Bellote, o curso promoveu o aperfeiçoamento dos agricultores na atividade de horticultura, bastante difundida pela população local, que comercializam os produtos em feiras, comunidades e passaram a fornecer alimentos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

“É um projeto que fortalece as políticas institucionais, trazendo a melhoria da qualidade de vida da população, fortalecendo a participação social, por meio de capacitação e transferência de tecnologia para o agricultor familiar”, disse Rodrigo.

Por Vandoval Rodrigues

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo