ALCÂNTARA

Alcântara-MA passa a contar com Conselho Municipal de Educação

A ausência do Conselho tem gerado grandes desafios aos estudantes hoje em dia na hora em que buscam um certificado, histórico escolar

Prestes a completar 373 anos de história, o município de Alcântara coleciona nova conquista. Desta vez a conquista é no campo da Educação. Com o objetivo de organizar o sistema educacional e normatizar as escolas municipais, principalmente em questões como documentação, resolução, nomenclatura e localização, a Prefeitura de Alcântara, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMEDE), constituiu o Conselho Municipal de Educação.

“O que estamos fazendo é algo muito grande. Com essa medida, vamos regularizar a questão educacional do município”, afirma Alessandro Bouéres Gonçalves, secretário municipal de Educação de Alcântara, ao enfatizar que o Conselho vai possibilitar ainda o acompanhamento do sistema pedagógico, financeiro, o currículo municipal (índices de alfabetização, violência escolar), dentre outros benefícios.

De acordo com a secretaria, a ausência do Conselho tem gerado grandes desafios aos estudantes hoje em dia na hora em que buscam um certificado, histórico escolar – exemplificando – porque as escolas do município não conseguem emitir tais documentos, visto que não estão normatizadas.

Segundo o secretário Alessandro Bouéres, o Conselho vai dar autonomia às escolas para emitir esse tipo de documentação, garantindo ao estudante agilidade e segurança em todo o processo. Quem também será beneficiado serão os professores, gestores e diretores que passam a ser acompanhados pelo Conselho, com poderes até para ‘aconselhar’ a própria secretaria de Educação em determinados assuntos.

Hoje em dia, o sistema educacional brasileiro é regido pela BNCC – Base Nacional Comum Curricular. No Estado do Maranhão é gerenciado pelo Documento Curricular do Território Maranhense (DCTM) para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. O Conselho é quem vai cobrar que a educação no município de Alcântara esteja de acordo com os parâmetros estabelecidos pela BNCC e DCTM.

Constituído, o Conselho Municipal de Educação de Alcântara é composto da seguinte forma: Wilciléia Costa Lima (presidente), tendo como suplente José Maria Pinheiro; vice-presidente – Paulo Fernando Barbosa Ribeiro, sendo suplente Maria do Espírito Santo Diniz Serêjo.

Os representantes da Câmara Municipal são: Valdemir de Souza Pereira, e o suplente Nilson dos Santos Pereira. Representantes das Entidades Comunitárias Organizadas: Matilde Lemos, e suplente Carlos Alberto Lemos. Representantes do Sindicato dos Servidores Municipais; Representantes de Pais e Mestres das Escolas Municipais: Raimundo dos Remédios Araújo Torres, e Rita de Cássia Silva.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação de Alcântara (SEMEDE), neste instante os membros do Conselho estão em processo formativo. O objetivo é compreender cada vez mais o sistema educacional. A nova formação está agendada para o início de dezembro deste ano.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo