ALCÂNTARA

Alcântara-MA: Prefeito Nivaldo Araújo reúne com Reitor da UFMA, Natalino Salgado

Gestor alcantarense esteve acompanhado dos vereadores Guterres Filho e Miécio Macedo

O prefeito de Alcântara, Nivaldo Araújo (PROS), acompanhado do presidente da Câmara de Alcântara, Guterres Filho (AVANTE) e do vereador Miécio Macedo (PL), reuniu nesta segunda-feira (01/08), com o Reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), professor Natalino Salgado Filho, na Cidade Universitária, Dom Delgado. O encontro serviu para apresentar as ações que vêm sendo desenvolvidas pela UFMA no município, com o objetivo de consolidar o Programa de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial de Alcântara (PDI-CEA).

O PDI-CEA foi criado com o objetivo de propor estratégias de implantação do Centro Espacial de Alcântara, por meio de projetos e iniciativas com foco no desenvolvimento socioeconômico e na infraestrutura para a região de Alcântara. Esse trabalho realizado pela Comissão de Desenvolvimento Integrado para o Centro de Lançamento de Alcântara (CDI-CEA), criado em 2021, envolve, além da UFMA, diversas instituições como a Agência Espacial Brasileira (AEB), a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), o Instituto Federal do Maranhão (Ifma) e a Universidade Estadual do Maranhão (Uema). O CDI-CEA é coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologias e Informação (MCTI).

Entre as principais ações do programa, está a inauguração, também em 2021, do Núcleo Interdisciplinar Científico e Tecnológico de Alcântara. Desde então, o espaço, com sede na própria cidade, serve como uma base institucional avançada, que tem o intuito de se tornar ponto de apoio aos projetos de pesquisa, inovação e empreendedorismo executados na região. Há outras ações do PDI-CEA, como a promoção do curso de graduação em Engenharia Aeroespacial e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Aeroespacial (PPGAero), e a criação de cursos de aperfeiçoamento nas áreas de energia, cidades inteligentes, ecoturismo, patrimônio histórico, entre outros.

Para o prefeito Nivaldo Araújo, a Universidade tem os recursos necessários que podem ajudar no desenvolvimento do município. “A Universidade tem sido parceira do município para desenvolver junto com a gente políticas públicas. A UFMA tem uma expertise que precisa ser passada para a população, tanto na atualização do nosso Plano Diretor quanto na capacitação do nosso povo, como colocar novos cursos para que os trabalhos que surgirem não saiam do município, ou seja, capacitar nossos jovens para que possam ser inseridos no mercado de trabalho, porque, por meio da educação, podemos mudar a vida das pessoas de Alcântara”, afirmou o gestor alcantarense.

Prefeito de Alcântara reafirma parceria institucional com a UFMA.jpg

O prefeito Nivaldo Araújo manifestou interesse em estreitar ainda mais as relações da Gestão Municipal com a Universidade Federal do Maranhão, além de ampliar essa parceria para outras áreas, como o turismo e agricultura. Após o encontro, Nivaldo Araújo comemorou o diálogo com Natalino e destacou a importância de manter as parcerias institucionais. “Esperança de dias melhores para o ensino e profissionalização jovens em nosso município”, descreveu o prefeito.

O reitor Natalino Salgado concorda com o prefeito. “Nós temos que formar os nossos jovens de lá para que eles sejam protagonistas do desenvolvimento, de modo que se preserve também a regionalidade, como a cultura e a arquitetura”, pontuou.

Para a professora Mikele Cândida, a reunião serviu para estreitar os laços entre a UFMA, a Prefeitura de Alcântara e a Câmara de Vereadores e para mostrar que todas as ações que a UFMA vem desenvolvendo estão entrelaçadas com os anseios dos gestores locais. “A Universidade é o elo entre as empresas que vão se instalar no município e a população, de forma a prover recursos humanos, projetos sociais e tecnológicos para atender às demandas e ao crescimento do município”, explicou.

Segundo Mikele, o próximo passo do PDI-CEA será a criação de um polo do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), que vai funcionar na base institucional avançada nos próximos meses. O polo será mantido pela UFMA, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação.

SAIBA +…

O município de Alcântara fica localizado às margens da Baía de São Marcos, na Região Metropolitana de São Luís. Com a área de 1.167,964 km², a cidade é conhecida por suas belezas naturais, casarões históricos e pela Festa do Divino Espírito Santo, celebração religiosa que reúne caixeiras, mordomos e outras figuras simbólicas que referenciam a monarquia de Portugal.

As ruas, as igrejas e os casarões são tomados por moradores e turistas vindos de todo o Brasil, durante a programação do culto ao Divino Espírito Santo, que geralmente ocorre nos meses de maio e junho. Segundo o IBGE, não é possível precisar quando a cidade foi fundada, mas acredita-se que, em 1612, já havia um conglomerado de aldeias indígenas no local.

Alcântara por ser uma cidade histórica e reúne um grande acervo natural e arquitetônico, recebe turistas de todo o mundo, e por isso precisa capacitar seu povo para gerar trabalho e renda através da maior indústria do mundo, chamada turismo.

Por ASCOM/UFMA

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo protegido!!!